Itaipu coloca equipe de sobreaviso para eventual pane na virada
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 29 de dezembro de 1999
Por Evandro Fadel 
Curitiba, 29 (AE) - Cerca de 180 empregados da hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu, ficarão de sobreaviso a partir das 18 horas de amanhã (30) até as 8 horas de segunda-feira (03), para atender a qualquer emergência no funcionamento da usina, em razão do bug do ano 2000. Desse contingente, 20 estarão diretamente envolvidos com o trabalho a partir das 14 horas de sexta-feira (31) na sala de situação, de onde serão controlados todos os movimentos na hidrelétrica. Além deles, também estarão trabalhando os funcionários que fazem os plantões em feriados e finais de semana.
Responsável pela produção de 25% de consumo de energia brasileira e por 89% da demanda paraguaia, Itaipu manterá contato permanente com as salas montadas nas demais empresas de produção e transmissão de energia elétrica. De acordo com a Assessoria de Imprensa de Itaipu serão adotadas medidas emergenciais para atender eventuais pedidos de geração de mais energia. Das 22 horas de sexta-feira (31) até as 2 horas do dia 1º, o máximo possível das 18 turbinas estará em operação, ainda que rode no vazio (sem produzir energia).
Para garantir a tranquilidade e a concentração dos funcionários envolvidos no projeto ano 2000, a visitação pública está suspensa de amanhã (30) até segunda-feira. A partir de terça-feira (04), os visitantes voltam a ser atendidos normalmente.


