Israelenses derrubam casas de palestinos em Jerusalém
Jerusalém, 03 (AE-AP) - Duas famílias palestinas que tiveram suas casas destruídas hoje (03) por escavadoras israelenses prometeram vingança em frente ao que restou de suas antigas residências.
O governo israelense insiste que as casas foram construídas ilegalmente. Por outro lado, autoridades palestinas condenaram veementemente as demolições, considerando-as uma violação de acordos de paz.
"Jerusalém oriental é um local sob ocupação, e qualquer forma de mudança no status da cidade é uma forma de agressão", afirmou o porta-voz do Conselho Legislativo Palestino, Ahmed Qureia, referindo-se às demolições. Qureia acrescentou que a atitude israelense "contradiz qualquer processo de paz".
Israel tomou Jerusalém oriental da Jordânia durante a Guerra de Seis Dias, em 1967, anexando-a mais tarde. O governo israelense garante que destrói casas construídas sem permissão independentemente da religião dos infratores.
Para os palestinos - que afirmam nunca receber permissão para construir no local em disputa - , as demolições não passam de uma tentativa de Israel de consolidar uma soberania forçada sob a cidade, que eles consideram como capital do futuro Estado palestino.
Em uma das casas demolidas hoje, as tropas retiraram à força uma família inteira que se recusava a deixar o local.
Enquanto as escavadeiras se aproximavam da casa de Jamal Sura
onde ele vivia com a mulher e quatro filhos, sua mãe Jamile gritava do lado de fora que "os israelenses não nos deram nenhum aviso".
Autoridades israelenses do município de Jerusalém se recusaram a comentar as demolições.





