Iphan recomenda alarmes em igrejas
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 15 de outubro de 2003
Agência Estado 
Rio- Preocupado com o roubo de peças sacras em igrejas no Rio, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) recomenda que as paróquias instalem alarmes para aumentar a segurança. O último alvo dos assaltantes foi a igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens, no centro, de onde foram levadas diversas peças datadas do século 18. O ladrão roubou até a batina do padre, usada na fuga para não levantar suspeitas.
Thaís Zugliani, superintendente do Iphan no Rio, defende que as paróquias que contam com receita oriunda de casamentos invistam em segurança. ''Um sistema de alarme custa menos de R$ 30 mil. O Estado não pode arcar com tudo'', afirmou. Thaís lembrou que as igrejas do centro, que ficam mais vulneráveis nos fins de semana, quando a região fica vazia, promovem muitas cerimônias e podem arcar com o gasto.
A Nossa Senhora Mãe dos Homens foi saqueada há cerca de um mês, justamente num domingo, depois da missa das 10 horas. O assaltante esperou que todos fossem embora e recolheu o que havia de mais valioso: duas coroas de Nossa Senhora em prata portuguesa e cinco objetos de madeira: dois anjos, uma imagem de Nossa Senhora das Dores, uma de Jesus Cristo e um crucifixo. Todas as obras vieram de Portugal quando da construção da igreja, entre o fim do século 18 e início do 19.
Vestido de padre, o homem foi visto deixando o templo - cuja porta é trancada por dentro - pelo vigia do prédio em frente. Ele levava um grande saco plástico contendo as peças. ''Esse caso me chocou porque mostrou a fragilidade das igrejas. O ladrão parece ter roubado por encomenda'', disse a superintendente do Iphan, que passou a descrição do material para a Polícia Federal, a fim de ajudar nas buscas.
No mês passado, a PF conseguiu recuperar duas das seis ânforas (vasos grandes) de madeira que haviam sido retiradas do altar da igreja de Nossa Senhora do Carmo, também no centro, há cerca de dois anos. Elas foram encontradas em São Paulo e devolvidas à paróquia.


