Ipem apreende 300 preservativos
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 17 de fevereiro de 2004
Alan Maschio<br> Reportagem Local 
Pelo menos quatro estabelecimentos comerciais de Londrina foram notificadas ontem pelo Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem) por venderem preservativos fora das padrões especificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Desde a manhã de ontem, o Ipem intensificou os trabalhos de fiscalização de camisinhas devido à proximidade com o Carnaval, quando o produto é mais vendido. Cerca de 300 pacotes de preservativos foram apreendidos. As blitze devem prosseguir até a próxima sexta-feira, com visitas a farmácias, lojas de conveniências e mercados.
''Os pacotes precisam conter o selo do Inmetro e instruções em português para uso do produto, além do nome e endereço do fabricante ou importador'', explicou o fiscal responsável pela ação, Jair Ciquini. As quatro empresas notificadas devem apresentar atestados de procedência dos produtos ou podem receber multas que variam de R$ 100,00 a R$ 50 mil.
Segundo Ciquini, os estabelecimentos de Londrina não costumam apresentar problemas quanto à venda de camisinhas. ''Nas cidades da região, a incidência de produtos não certificados é maior'', disse. Intoxicação e alergias provocadas pelo lubrificante e fragilidade do látex são alguns dos problemas que o consumidor pode ter, de acordo com o fiscal do Ipem. O instituto deve visitar mais 90 estabelecimentos de toda a região até a próxima sexta-feira.
Ciquini também fez um alerta para proprietários de veículos quanto ao uso de extintores sem certificação do Inmetro. Em fiscalização realizada na semana passada, foram apreendidos 30 produtos com irregularidades nos selos e anéis de garantia. ''São extintores que podem não funcionar na hora da necessidade ou conter substâncias não apropriadas para o uso. O consumidor deve conferir as informações constantes nos selos, que devem ser idênticas, e checar a procedência do produto'', orientou Ciquini.


