Invasão em Querência do Norte
Lucinéia Parra
Maringá
Cerca de 50 pessoas, a maioria homens, invadiram na tarde de anteontem, a fazenda Victória, em Querência do Norte (113 quilômetros de Paranavaí). A fazenda tem 90 alqueires e pertence a Fernando Bittar Trochmann, que mora em Ponta Grossa. De acordo com policiais da cidade, a situação estava sob controle na tarde de ontem. Há quase dois meses não havia invasão de terra na região de Querência do Norte.
De acordo com o proprietário da área, a fazenda foi considerada produtiva pelo Incra há menos de um ano. Na área, conforme Trochmann, estão cerca de 350 cabeças de gado. Ele disse que vai entrar hoje com pedido de reintegração de posse na Justiça, mas lamentou a falta de um delegado em Querência do Norte para registrar queixa. ‘‘O delegado só chega na terça-feira, por isso não pudemos registrar queixa ontem (sábado)’, explicou.
Segundo Trochmann, os dois funcionários que estavam na fazenda no momento da invasão continuam na sede da propriedade. Eles teriam afirmado que os sem-terra estão ameaçando matar o gado, além de realizar queimadas com lascas da cerca. A fazenda Victória fica ao lado da fazenda Santa Amélia, que pertence a Élcio Beltrame e que já foi invadida duas vezes. ‘‘Os sem-terra querem mesmo é invadir novamente a Santa Amélia mas estão sem coragem’’, disse Trochmann.

mockup