São Paulo, 22 (AE) - A possível invasão de uma caixa-dágua do reservatório da Sabesp na Vila do Encontro provocou a paralisação no fornecimento de água para cerca de 100 mil pessoas na região do Jabaquara, em São Paulo, desde o meio-dia de domingo. O abastecimento foi cortado por causa da suspeita de que dois rapazes, desaparecidos desde a tarde de sábado, teriam sido sugados pela tubulação enquanto nadavam na caixa-dágua.
Até o fim da tarde de hoje, porém, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) não os tinha encontrado e o abastecimento continuava suspenso. "Não podemos religar a água antes de encontrá-los ou ter certeza que eles não foram sugados pela tubulação", explicou o gerente do Departamento de Engenharia da Unidade Sul da Sabesp, Eduardo Bulhões. Segundo ele, com o problema resolvido, a água poderia ser religada em três horas.
O estudante Tiago Prado Correia, de 15 anos, e o comerciário Jackson Lopes da Silva, de 25, teriam nadado no local na tarde do sábado. Depois disso, não foram mais vistos. O último contato de Silva com a família, por telefone, ocorreu às 14h30 do sábado. No fim da tarde, um terceiro garoto que teria ido com os dois até lá foi localizado e disse à polícia tê-los visto cair na água e desaparecer. A informação, porém, não havia sido confirmada ainda.
Indícios - Preocupados com o seu sumiço, os avós de Tiago estiveram no 97º Distrito Policial na manhã de domingo para registrar seu desaparecimento. Logo após, passaram pelo reservatório para averiguar se ele havia estado ali. Com a ajuda de um funcionário que fazia manutenção, encontraram o óculos dele, o documento e um chinelo de Silva na escada que dá acesso à caixa-dágua.
Dentro do reservatório, há um desenho marcado na parede com as assinaturas de Tiago e Silva, evidenciando a passagem deles pelo local. A porta que dá acesso à caixa-dágua tinha o cadeado arrombado. Apesar de todos os indícios do possível afogamento, a Sabesp não havia encontrado vestígios da passagem dos dois pela tubulação até a tarde de hoje.
Vigilância - Segundo a Sabesp, o local é vigiado somente à noite. Durante o dia, apenas eventualmente algum funcionário passa por ali. Ainda assim, segundo os moradores da região, é comum a invasão do local. "Nos fins de semana, isso vira um verdadeiro piquenique", reclama o avô de Tiago.
A Sabesp nega as invasões e afirma que os dois rapazes conheciam o risco. "A área é toda cercada e as instalações fechadas com cadeado", alega o gerente Bulhões. "Entrando na caixa-dágua, é possível perceber o risco", acrescenta. Ele diz não ter conhecimento de nenhum caso semelhante no passado.
O corte no abastecimento afetou os bairros de Jardim Bom Clima, Jardim Cunha Bueno, Vila Guarani, Jardim Oriental, Cidade Vargas, Vila Fachini, Parque Jabaquara, Parque Cidade Vargas, Vila Babilônia, Cidade Leonor, Parque Conceição, Jabaquara e parte de Americanópolis.

mockup