A Prefeitura de Londrina lançou um calendário com informações sobre eventos culturais, feiras e festivais, além de espetáculos de dança, música e teatro, programados para ocorrer na cidade até o dia 23 de dezembro. O lançamento da ferramenta, hospedada no portal do município, ocorre enquanto a atual gestão também investe na decoração de Natal, visando movimentar o comércio e os serviços através da atração de turistas da região. Ao todo, foram listadas 233 atividades culturais, sendo 199 delas gratuitas e 180 presenciais.

"São eventos que já mobilizam a cidade espaçadamente no transcorrer do ano. Mas, agora, vamos ter as coisas acontecendo ao mesmo tempo", explicou Pellegrini
"São eventos que já mobilizam a cidade espaçadamente no transcorrer do ano. Mas, agora, vamos ter as coisas acontecendo ao mesmo tempo", explicou Pellegrini | Foto: Emerson Dias/N.Com

Com a flexibilização das medidas restritivas impostas em razão da pandemia, a retomada "acelerada" dos eventos presenciais deixou muitas pessoas um pouco "perdidas", com a sensação de tudo está acontecendo ao mesmo tempo. Entretanto, conforme lembrou o secretário municipal de Cultura, Bernardo Pellegrini, a principal vantagem é que a população poderá buscar informações de forma objetiva, pesquisando pela linguagem artística preferida ou pela data que tiver disponível na agenda.

"São eventos que já mobilizam a cidade espaçadamente no transcorrer do ano. Mas, agora, vamos ter as coisas acontecendo ao mesmo tempo. O centro da cidade vai estar muito bonito, vai ter a Casa do Papai Noel, um tour turístico levando as pessoas para conhecerem pontos da cidade, um túnel de luz inédito no Calçadão, cantatas de Natal nos hotéis, é tudo sempre pensado do ponto de vista da política cultural da cidade”, disse.

A lista de atividades culturais conta com eventos que fazem parte da história e da vida dos londrinenses, como o Filo (Festival Internacional de Londrina), o Fiml (Festival Internacional de Música de Londrina) e o Festival Kinoarte de Cinema. Entretanto, eventos que estão em sua segunda edição, como o Ciclo (Circuito de Artes e Conceitos de Londrina), também foram incluídos.

Enquanto a ampla maioria (168) foi contemplada com o patrocínio do Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura), outros 65 contam com patrocínio ou apoio de entidades e empresas como Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), Sesi (Serviço Social da Indústria), Sesc (Serviço Social do Comércio) e Copel (Companhia Paranaense de Energia Elétrica).

FESTIVAL DE NATAL

Na coletiva de imprensa concedida na tarde desta quinta-feira, o secretário de Cultura também falou sobre a possibilidade de Londrina ganhar um Festival de Natal, ou seja, repetir no ano que vem o modelo que será implementado e testado este ano. “Esse modelo é bem bacana, porque é um projeto já financiado. O custo dele já é distribuído durante o ano, envolve as pessoas, os artistas, a comunidade cultural tem prazer de se comunicar com a cidade e com a população, vamos poder estar vivendo isso de um jeito único”, avaliou.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1