Intoxicação alimentar mata criança de 3 anos em BH; outras 26 pessoas estão internadas
PUBLICAÇÃO
domingo, 01 de agosto de 1999
Por Ivana Moreira 
Belo Horizonte, 02 (AE) - Uma criança de 3 anos morreu hoje por intoxicação alimentar depois de comer uma Marta-Rocha, uma espécie de pão doce recheado com creme. Outras 26 pessoas que comeram do mesmo pão foram internadas com sintomas de intoxicação. Os pães foram comprados na tarde de sábado na Padaria Santa Rita, no bairro Vila Pinho, periferia de Belo Horizonte.
O menino Marlon Gomes Rodrigues comeu o pão e começou a passar mal no domingo, com dores de cabeça e diarréia. A polícia foi chamada na manhã de hoje para prestar socorro na casa da família, onde outros parentes sofriam com os mesmos sintomas, mas encontrou a criança já morta. Entre as 26 pessoas que comeram do mesmo pão e também foram intoxicadas, dez são crianças. As vítimas - entre elas a mãe e os irmão de Marlon - não apresentam quadro clínico grave. Mas tiveram de ficar internadas no Pronto Socorro João XXIII para serem submetidas a reidratação com soro.
A Secretaria Municipal de Saúde instaurou inquérito sanitário-epidemiológico para confirmar a origem da intoxicação. Amostras dos ingredientes utilizados na produção dos pães da Padaria Santa Rita foram recolhidas para análise em laboratório. Os técnicos da secretaria suspeitam que a contaminação esteja na anilina amarela usada no creme, no extrato de coco ou no amido. A padaria foi fechada pela Vigilância Sanitária e só poderá voltar a funcionar após a conclusão do inquérito. O laudo sobre a análise dos ingredientes deverá ser divulgado num prazo de sete a 15 dias.


