Interventor do Incra no Pará anuncia devassa
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 09 de dezembro de 2004
Carlos Mendes<br>Agência Estado 
Belém- O interventor da Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Pará, Roberto Kiel, anunciou ontem, em Belém, que os dois anos da administração do ex-superintendente Roberto Faro no órgão passarão por uma devassa. Já foi pedido ao Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) um levantamento de todas as certidões emitidas de imóveis rurais, principalmente, na região oeste do Estado, onde a grilagem de terras está fora de controle.
Faro foi preso pela Polícia Federal (PF) anteontem, junto com outros dez funcionários do Incra, além de empresários, advogados e um madeireiro, na Operação Faroeste. Eles são acusados de corrupção ativa e passiva, fraudes e formação de quadrilha. Kiel disse que a apuração das fraudes inclui o levantamento de todas as senhas de acesso ao sistema do Incra na capital paraense, que pode envolver funcionários do órgão ou mesmo de prefeituras.
O recadastramento de todos os que possuem acesso ao cadastro do instituto é um dos primeiros passos.
O ex-superintendente deve depor na PF de Santarém (PA) hoje. Ontem, o juiz federal de Santarém, Fabiano Verli, revogou as prisões do ex-chefe de Gabinete de Faro e vice-prefeito eleito de Concórdia do Pará, Elias Santiago (PT), e da servidora do Incra em Santarém Elisandra Kelen Cardoso dos Anjos.


