Íntegra da carta de Barbalho a FHC
Brasília, 21 (AE) - A carta enviada hoje pelo líder do PMDB no Senado, Jáder Barbalho, ao presidente Fernando Henrique Cardoso, e que resultou na convocação da base aliada para uma reunião na próxima quinta-feira, tem o seguinte teor:
"Excelentíssimo senhor presidente da República
Dirijo-me a Vossa Excelência para tratar, mais uma vez, do tema salário mínimo. Releve minha insistência, mas os sons dissonantes que têm vindo da base política governista fazem-me retornar ao assunto.
É ponto coincidente dos partidos que compõem sua base política no Congresso Nacional o desejo que o reajuste anual do salário múinimo alcance o melhor valor para o trabalhador, com positivos reflexos no mercado consumidor. Assim pensa o PMDB. Entretanto, a imagem que hoje se reflete para a sociedade brasileira é que o poder Executivo e a base governista dividem-se em dois grupos: um, que defende o reajuste do salário mínimo equivalente e US$ 100 americanos, e o outro, que pretende reajustes compatíveis com a necessidade do trabalhador e a realidade econônica e previdenciária do país. Desde logo, este grupo está assinalado como contrário aos interesses dos trabalhadores, e aqueles, caracterizado como arauto da Justiça social.
Por oportuno, registro que, na dissonância a que me referi, o som mais marcante provém do Ministério da Previdência Social, que alardeia a falência de sua área caso se concretize o reajuste pretendido em base dolarizada.
É obvio que tal dscompasso se reflete nas relações político-partidárias, desenhando situações contraditórias e que repercutem diretamente nas ações do governo de Vossa Excelência.
Ante este quadro, permito-me sugerir que Vossa Excelência reúna, em caráter de urgência, todos os líderes dos partidos que dão sustentação política ao governo federal para que o assunto seja discutido e esgotado, considerando suas diversas facetas, inclusive a econômica e a previdenciária.
Desde logo, o PMDB coloca-se à disposição de Vossa Excelência para tal entendimento que reflita a coincidência de objetivo de sua base política, evitando que, aos olhos do povo brasileiro, alguns possam parecer socialmente diferentes e outros apenas demagogos. Respeitosamente, senador Jáder Barbalho."





