Tóquio, 09 (AE-DOW JONES) - Quatro instituições de previsões econômicas do Japão - Nomura Instituto de Pesquisa, Centro para Pesquisas Econômicas do Japão, NLI Instituto de Pesquisa e Banco Industrial do Japão - estão projetando crescimento zero a contração de 0,5% para o Produto Interno Bruto (PIB, soma de toda a riqueza produzida por um país) no período abril-junho, informa a edição da manhã de terça-feira do jornal Nihon Keizai Shimbun. A taxa de crescimento para o segundo trimestre será anunciada oficialmente por volta do dia 10 de setembro.
O governo vai usar a taxa de crescimento no período para ajudar na decisão sobre a época e o tamanho de um segundo suplemento orçamentário para o ano fiscal de 1999. Segundo as instituições de pesquisa, o PIB vai mostrar uma contração em relação ao forte crescimento no período janeiro-março, quando a taxa anualizada mostrou expansão de 7,9%.
A Nomura prevê crescimento zero, enquanto o Banco Industrial do Japão espera queda de 0,5%. O Centro de Pesquisas e o NLI projetam declínio de 0,3%.
Os institutos afirmam que o efeito de estímulo dos gastos em obras públicas na economia se esgotou em abril-junho. Entretanto
o diretor-geral da Agência de Planejamento Econômico, Taichi Sakaiya, afirma que as obras públicas não vão perder fôlego até janeiro-março ou abril-junho do ano 2000.

mockup