Instituição norte-americana homenageia 104 cientistas brasileiros
PUBLICAÇÃO
domingo, 26 de março de 2000
Por Simone Biehler Mateos
São Paulo, 27 (AE) - Na quarta-feira os 104 cientistas brasileiros mais citados em revistas internacionais especializadas serão homenageados pelo Institute for Scientific Information (ISI), instituição norte-americana responsável pelo maior banco de dados do mundo sobre estudos científicos em todas as áreas. Desde 1961, o ISI elabora o Science Citation Index (SCI), um registro de todas as citações de trabalhos científicos feitas nas mais importantes publicações especializadas internacionais.
A homenagem, no auditório da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-USP), às 11h30, abre encontro de dois dias que tem como objetivo apresentar à comunidade científica brasileira, além do SCI, o Derwent Innovations Index (DII), um banco de dados com informações sobre mais de 18 milhões de patentes emitidas desde 1963. A partir do mês que vem
o DII estará disponível para todas as instituições de pesquisa federais e paulistas.
O acesso, essencial para evitar duplicidade de pesquisas
é promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) em cooperação com a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação.