INSS retoma atendimento amanhã
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 15 de agosto de 2005
Maigue Gueths<br>Equipe da Folha 
Curitiba- As agências da Previdência Social voltarão a atender ao público a partir de amanhã, depois de mais de 70 dias fechadas por causa da greve dos servidores. O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Valdir Simão, anunciou ontem que, ''para tentar evitar tumultos'', os postos totalmente parados ou abertos parcialmente no período da greve terão horário especial de funcionamento. Durante a semana, o atendimento será ampliado em mais duas horas: as agências ficarão abertas das 8 horas às 16 horas. Nos próximos três sábados - dias 20 e 27 de agosto e 3 de setembro - os postos deverão atender de 8 horas ao meio-dia.
A partir dessa quarta-feira, terão prioridade de atendimento os pedidos de auxílios-doença (e outros benefícios por incapacidade), de pensões, de salários-maternidade e os benefícios assistenciais pagos aos idosos e portadores de necessidades especiais.
A superintendência estadual reúne-se hoje com os gerentes das 52 agências existentes no Paraná para definir como será o atendimento no Estado. A superintendência acredita que os atendimentos serão normalizados rapidamente.
Das 52 unidades, 24 funcionaram normalmente e 28, que aderiram à paralisação, operaram parcialmente. Com isso, 60% da demanda foi atendida.
Em troca do esforço extra dos trabalhadores, ficou acertado que os servidores não terão o ponto cortado (ver texto ao lado). ''Esta foi a decisão limite para o governo e para o movimento'', avalia Jaqueline Mendes de Gusmão, do indicato dos Servidores Públicos Federais em Saúde, Trabalho, Previdência e Ação Social (Sindprevs-PR).
Um dos pontos de consenso refere-se às gratificações por desempenho. Pelo acordo, 60% dos R$ 140 milhões destinados para esta bonificação serão repassados como reajuste para os servidores na ativa. Já os outros 40% serão divididos entre ativos e aposentados.
Todos os pontos discutidos na reunião estão sendo debatidos nas assembléias estaduais em todo o País. Os servidores do INSS pediam reajuste de 18% e gratificação de desempenho igual para os trabalhadores na ativa e para os aposentados. ''Nós sempre reivindicamos um plano de carreira. E ficou decidida a criação de uma comisão que estudará o plano até junho de 2006 para ser implantado em 2007'', disse Jaqueline.


