Inscrições para Sisu são abertas nesta sexta
Programa é uma das portas de entrada no ensino superior de todo o país
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 16 de janeiro de 2025
Programa é uma das portas de entrada no ensino superior de todo o país
Ana Luiza Bareto - Especial para a FOLHA

Na última sexta feira (10), a UEL (Universidade Estadual de Londrina) divulgou o resultado da 1ª convocação do vestibular. Enquanto uns celebraram a aprovação na universidade, outros esperam ansiosamente o resultado das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Esse resultado saiu na página https://enem.inep.gov.br/participante/#!/ na segunda feira (13).
O Enem é uma das portas de entrada para a faculdade. A partir dessa nota o aluno pode se candidatar a uma vaga por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificado).
As inscrições para participar desse processo são abertas nesta nesta sexta (17) e seguem até o dia 21. O Sisu acontece em uma única etapa, em que o candidato escolhe duas opções de inscrições dentre as vagas oferecidas pelas universidades que integram o programa. O candidato pode, portanto, definir como deseja concorrer: às vagas em ampla concorrência ou às cotas, como de escola pública e de pessoas que se afirmam negras.
Ao finalizar a inscrição, o sistema já classifica os candidatos automaticamente, de acordo com a nota do Enem. Nesse processo serão selecionados os participantes que estiverem dentro do número de vagas ofertadas pelo curso no programa. O resultado da chamada regular acontece no dia 26, e os aprovados deverão realizar as matrículas entre 26 a 31 de janeiro.
Neste ano, a UEL oferece 588 vagas por meio do programa entre os 53 cursos de graduação disponíveis. Alguns dos curso com vagas no Sisu são: Pedagogia, que tem 30 vagas no período matutino e 30 no noturno, Ciências Econômicas, que tem 20 vagas em cada período, e Psicologia, que é integral e disponibiliza 20 vagas no programa. Medicina não oferece vagas pelo Sisu.
Além do Sisu, outra forma de entrar na UEL é pelo programa Aprova Paraná Universidades, lançado em maio de 2024, que destina 20% das vagas oferecidas pelas instituições para estudantes de escolas públicas e estudantes negros, que tenham concluído o ensino médio neste ano, em todas as universidades estaduais do Paraná.
Alunos que fizeram o ensino técnico juntamente com o ensino médio também poderão concorrer a essas vagas. Porém só poderão participar desse processo os estudantes que tenham realizado a prova do governo do Estado, que foi aplicada nos dias 3 e 4 de dezembro.
As inscrições para concorrer às vagas na UEL começam no dia 20 de janeiro, e a instituição terá 598 vagas. Esse processo seletivo terá quatro convocações, uma realizada pelo governo estadual e outras três feitas pela própria universidade. Caso não sejam preenchidas as vagas destinadas a este programa, elas entraram como vagas no vestibular da instituição em uma nova convocação.
O diferencial deste processo seletivo para o Sisu é que praticamente todos os cursos da universidade disponibilizam vagas, com exceção dos cursos que requerem prova de habilidades específicas como desenho. Medicina oferece neste novo programa 16 vagas.
Os interessados nessa nova porta de acesso a UEL devem se inscrever no https://aprovaparanauniversidades.paas.pr.gov.br/, até o dia 23 de janeiro, e o resultado da primeira convocação dessa prova sai no dia 13 de fevereiro. (Com informações da Agência Brasil, UEL e Secretaria de Educação do Paraná)

