A UEL (Universidade Estadual de Londrina), por meio da Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos), disponibilizou a resolução contendo as normas para o seu próximo vestibular, o segundo processo seletivo deste ano referente ao ingresso de estudantes nos cursos de graduação em 2024.

As inscrições para o Vestibular 2024 têm início no dia 24 de julho e permanecem abertas até às 23h59min do dia 5 de setembro. Neste momento, os candidatos poderão escolher se participam do processo seletivo como concorrentes às vagas ou como treineiros. O preço público da inscrição será de R$ 176,00.

Em decorrência dos atrasos provocados pela pandemia da Covid-19, a UEL e outras instituições de ensino superior do País atravessam um período de adaptação dos seus calendários acadêmicos, ainda em descompasso em relação ao ano civil. As regras para o Vestibular UEL 2024 podem ser conferidas na Resolução Cepe 036/2023, aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

As provas serão aplicadas nos dias 29 de outubro (1ª fase) e 26, 27 e 28 de novembro (2ª fase) de 2023. Antes, no dia 24 de setembro, a UEL aplica a sua Prova de Habilidades Específicas, destinada exclusivamente aos candidatos ao curso de Música. Assim como na edição 2023, as provas da 1ª fase vão ser aplicadas em Londrina e em outros quatro municípios do Paraná (Curitiba, Cascavel, Guarapuava e Umuarama).

A 1ª fase é destinada à aplicação da Prova de Conhecimentos Gerais, que contém 60 questões de Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia. Já a 2ª fase do processo seletivo tem início no dia 26 de novembro com as provas de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação. No dia 27 de novembro, os candidatos realizam a Prova Discursiva de Conhecimentos Específicos, e, no dia 28, será aplicada a Prova de Habilidades Específicas para os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda e Design Gráfico.

Permanece aberto o prazo de solicitação da isenção ou do desconto da taxa de inscrição. Os candidatos podem solicitar o benefício por meio de duas modalidades: pelo NIS, do CadÚnico (Cadastro Único), e pelo processo de análise socioeconômica do Sebec (Serviço de Bem-Estar à Comunidade).