Terminam na próxima terça-feira (30) as inscrições para habilitação dos interessados em participar da seleção das 40 moradias do condomínio para idosos em construção em Cornélio Procópio, no Norte Pioneiro. O empreendimento recebeu mais de R$ 3,3 milhões do Governo do Estado por meio do programa Casa Fácil Paraná, na modalidade Viver Mais, e as obras já ultrapassaram 52% de execução.

Terminam na próxima terça-feira (30) as inscrições para habilitação dos interessados em participar da seleção das 40 moradias do condomínio para idosos em construção em Cornélio Procópio, no Norte Pioneiro.
Terminam na próxima terça-feira (30) as inscrições para habilitação dos interessados em participar da seleção das 40 moradias do condomínio para idosos em construção em Cornélio Procópio, no Norte Pioneiro. | Foto: Michael Faleiros/Cohapar

Podem participar do processo seletivo pessoas casadas ou sozinhas com mais de 60 anos, que possuam renda comprovada de um a seis salários mínimos e que não tenham casa própria ou restrições de crédito em seu nome. Os interessados devem se cadastrar pelo site cohapar.pr.gov.br/cadastro.

Quem for selecionado poderá residir nos imóveis pelo tempo que quiser com o pagamento de um aluguel mensal de 15% de um salário mínimo, o que equivale atualmente a R$ 165. O dinheiro será utilizado para manutenção do condomínio.

ATENDIMENTO PRESENCIAL

Idosos com dificuldade de acesso à internet ou no uso de aparelhos eletrônicos podem obter auxílio de técnicos municipais para se cadastrar. “Temos uma parceria com a Prefeitura de Cornélio Procópio com o atendimento presencial para pessoas que não têm computador, que podem se dirigir na Ação Social, em frente à Praça Botafogo, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h”, diz o coordenador regional da Cohapar, Michael Faleiros.

Quem tiver dúvidas sobre o projeto ou a seleção pode entrar em contato com o escritório regional da Cohapar pelo telefone (43) 3520-8500, que também funciona para atendimento por WhatsApp.

Segundo o representante da companhia, a análise dos pretendentes será iniciada logo após o término das inscrições. “Vamos encaminhar os dados cadastrais para classificação dos pretendentes de acordo com os critérios do programa e, na sequência, começaremos a notificar os primeiros colocados por telefone para que compareçam ao escritório regional da Cohapar com horário agendado para apresentação dos documentos comprobatórios”, explica Faleiros.

INFRAESTRUTURA

O projeto conta com casas adaptadas para a terceira idade em um condomínio fechado e com segurança 24 horas, além de diversas estruturas de uso comum aos moradores, como ambulatório, salão de festas, horta comunitária, biblioteca, quiosques de jogos e academia ao ar livre. De acordo com o prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche, os futuros moradores do condomínio ainda contarão com mais um espaço fornecido como contrapartida administração municipal.

“O município providenciou a construção, em conjunto com a construtora contratada, de um lago artificial com pista de caminhada em sua volta, em um novo espaço muito bonito da cidade”, informa o prefeito, que também garantiu que os beneficiários terão um acompanhamento periódico de profissionais municipais.

“Vamos manter visitações semanais de médicos, enfermeiros, assistentes sociais e técnicos da área jurídica, para que façam um acompanhamento permanente dessas pessoas”, diz Hannouche. “A prefeitura como um todo estará à disposição dessa comunidade e o município vai dar toda a estrutura necessária para que elas possam viver com qualidade neste condomínio” acrescenta.

CORNÉLIO PROCÓPIO

Além do condomínio para idosos, a parceria entre Estado e município já resultou na entrega de outras 47 casas populares no distrito de Congonhas, em 2019. Os órgãos também trabalham com a expectativa de contratação de mais 85 moradias financiadas à população em geral com recursos do FGTS, o que depende da liberação de recursos pela Caixa Econômica Federal.

VIVER MAIS

Cornélio Procópio deverá ser a quarta cidade a receber um conjunto do programa Viver Mais Paraná. Além da cidade, duas unidades já foram entregues, em Jaguariaíva, nos Campos Gerais, e Foz do Iguaçu, na região Oeste. A terceira deverá ser inaugurada ainda em 2021 em Prudentópolis, na região Centro-Sul, e o objetivo do Governo do Estado é chegar a 21 condomínios construídos até o fim de 2022.

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.