São Paulo, 17 (AE) - Amanhã (18) é o primeiro dia para inscrição no vestibular da Fuvest, que seleciona candidatos para as Universidades de São Paulo (USP) e Federal de São Paulo (Unifesp), Faculdade de Medicina da Santa Casa e Academia de Polícia do Barro Branco. Ao todo, são oferecidas 7.819 vagas (78 carreiras), que serão disputadas por cerca de 130 mil candidatos. Também estão abertas este fim de semana as inscrições para a Universidade Paulista (Unip).
Para inscrever-se na Fuvest, os candidatos devem comprar o manual (à venda em 84 agências do Banco do Brasil e do Banespa em 77 municípios paulistas e 7 capitais), preencher a ficha e pagar a taxa de 50 reais em qualquer banco. Os endereços podem ser obtidos em colégios, cursinhos, na Fuvest (tel. 0xx11-818.3200) ou pela Internet (www.fuvest.br). As fichas de inscrição, com o comprovante de pagamento, devem ser entregues amanhã (18) ou no próximo fim de semana nos postos autorizados distribuídos em dez cidades paulistas, cujos endereços estão no manual.
As provas da primeira fase da Fuvest serão em 21 de novembro e 5 de dezembro. Em 22 de dezembro, será divulgada a lista de convocados para a segunda fase, que ocorrerá entre 3 e 7 de janeiro.
Este ano, os alunos que se submeteram ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem optar para que a nota da avaliação conte também na seleção. Nesse caso, o exame da Fuvest terá peso de 80% e o Enem, de 20%. A opção deve ser claramente indicada na ficha de inscrição e não implica risco algum, uma vez que a nota do Enem só será computada se beneficiar o candidato.
Alunos que tenham cursado o último ano do ensino médio na rede pública e tenham feito o Enem também podem pleitear a devolução da taxa de inscrição. Nesse caso, devem indicar na ficha de inscrição o número no exame (que começa com 99). Terão isenção os 5 mil com maior nota no Enem.
A Unip está aceitando inscrições para o vestibular até terça-feira (21), até mesmo durante o fim de semana, em horário comercial. A inscrição e o manual são gratuitos, mas o candidato deve se apresentar com a ficha de inscrição o histórico escolar ou boletins comprovando que concluiu ou concluirá este ano o ensino médio. A Unip não aceita treineiros.
As inscrições podem ser feitas em qualquer um dos seis câmpus da Unip, em São Paulo, Alphaville, Araçatuba, Bauru, Ribeirão Preto ou São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. O exame da Unip será dia 25 e o candidato deve realizar a prova no câmpus onde pretende fazer o curso (apenas São Paulo e Alphaville são intercambiáveis).

mockup