Inpe vai apagar memória do computador de bordo do Saci
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 26 de outubro de 1999
Por Isabel Braga 
Brasília, 27 (AE) - O diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Márcio Barbosa, anunciou hoje a decisão do instituto de apagar a memória do computador de bordo do Satélite de Aplicações Científicas (Saci-1), que está sem contato com a estações terrestres brasileiras desde o seu lançamento no último dia 14. "Estamos esperando o momento favorável para resetar o Saci", disse Barbosa, referindo-se ao jargão usado em informática para a operação de desligar e ligar o computador.
Segundo o diretor do Inpe, a limpeza da memória do Saci-1 pode fazer com que o satélite volte a responder os comando emitidos pelas estações terrestres do instituto. Barbosa disse ainda que o satélite cumpriu todas as etapas previstas após o lançamento, pelo foguete chinês. "Ele entrou na órbita prevista e abriu os painéis solares para a captação de energia"
explicou. O direto do Inpe participou hoje de audiência com o presidente Fernando Henrique Cardoso, acompanhando o ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardenberg e o diretor-geral da Agência Espacial Brasileira, brigadeiro, Daniel Borges Netto.
Eles entregaram a Fernando Henrique as primeiras imagens produzidas pelo Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (Cbers-1). Hoje o Brasil gasta US$ 1,5 milhão por ano na importação de imagens aéreas do País. Com este satélite, o Brasil além de economizar grande parte desta verba, irá poder comercializar imagens para outros países. O satélite faz fotos de todo o planeta durante sua trajetória. O mercado mundial de imagens de satélite movimento hoje US$ 150 milhões de dólares por ano.
A primeira imagem captada pelo Cbers-1 foi na região sul do Amazonas, próxima ao limite com o Acre. Ele registrou uma área total de 90 mil quilômetros quadrados. A foto foi feita no dia 21 de outubro, por volta das 10h30. Esta foi a foto entregue ao presidente. Sardenberg confirmou também o lançamento do Saci-2 para a segunda quinzena de novembro. O satélite será lançado pelo foguete brasileiro VLS, na estação da Base de Alcântara.


