O Inmet (Instituto Nacional de Metereologia) publicou em seu site um alerta para tempestades que podem atingir o Paraná e Santa Catarina a partir da noite desta terça-feira (27). O instituto informa que a passagem de um sistema frontal no início da semana, além de áreas de instabilidade, podem causar acumulados de chuva maiores que 30 mm em grande parte de Santa Catarina, Paraná e nordeste do Rio Grande do Sul e colocou Paraná e Santa Catarina em alerta laranja. A quantidade de chuva pode chegar a 60 mm/h ou até 100 mm/dia, com ventos que podem atingir 100 km/h, além de queda de granizo nos próximos dois dias.

Inmet prevê muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
Inmet prevê muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. | Foto: Divulgação/Inmet

Segundo o Inmet serão atingidos o Norte Pioneiro Paranaense, Oeste Catarinense, Região Metropolitana de Curitiba, Centro Ocidental Paranaense, Noroeste Paranaense, Norte Central Paranaense, Sudoeste Paranaense, Oeste Paranaense, Sudeste Paranaense, Centro Oriental Paranaense, Centro-Sul Paranaense, entre outras localidades fora do Estado.

O meteorologista Paulo Barbieri, do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), confirmou que, nesta quarta-feira (28), haverá a passagem de uma frente fria aqui pelo estado que pode gerar instabilidade, mas não na extensão propagada pelo Inmet. “Pode ter alguns temporais isolados, mas deve atingir mais a metade sul do estado”, assegurou. Questionado se para o Ano Novo, há o risco dessa frente fria atingir o Norte do Paraná, Barbieri descartou esta hipótese. “Aí no Norte a previsão é de tempo estável. Não se descarta alguma chuva isolada no período da tarde devido ao aquecimento. Para o litoral é a mesma previsão”, afirmou.

O Simepar projeta que em Londrina, do dia 28 de dezembro ao dia 1º de janeiro, haverá possibilidade de chuva até sexta-feira (30) e nos dias 31 e dia 1º haverá sol. A temperatura nesses dias oscilará entre 19ºC e 30ºC. Para o Estado, o Simepar estima que entre a quinta e o sábado, último dia de 2022, diminui um pouco a instabilidade na região do Paraná. Contudo, alguns eventos de chuva por conta do aquecimento diurno, seguem com previsão, chuvas localizadas. Já no próximo domingo, primeiro dia de 2023, o tempo volta a ficar um pouco mais abafado, com previsão de alguma chuva, principalmente à tarde. Na primeira semana do ano, há uma nova frente fria que passa na região, a semana inicia bem instável e com chuvas na sequência.

O instituto informa que a quantidade de chuva pode chegar a 60 mm/h ou até 100 mm/dia, com ventos que podem atingir 100 km/h, além de queda de granizo nos próximos dois dias.
O instituto informa que a quantidade de chuva pode chegar a 60 mm/h ou até 100 mm/dia, com ventos que podem atingir 100 km/h, além de queda de granizo nos próximos dois dias. | Foto: Divulgação/Inmet

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.