Apesar da solicitação da Seed (Secretaria de Estado da Educação) para adiamento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) nos municípios que foram afetados pelas fortes chuvas dos últimos dias, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) deverá manter a programação de aplicação das provas, que começa no próximo domingo (5).

Em nota enviada à FOLHA, o instituto afirmou que “está acompanhando a situação no estado do Paraná e nas demais localidades onde há incidentes ambientais” e que é feito um monitoramento pelo Cebraspe, responsável pela operacionalização do exame.

Mas, devido à “dimensão e complexidade logística do exame”, que envolve a aplicação simultânea em mais de 10 mil locais em 1.750 municípios, “não será adiada a realização das provas previstas para 5 e 12 de novembro”.

“É importante destacar que, por conta do esforço necessário para a operacionalização do Enem, os locais de prova, o material de apoio e os profissionais envolvidos já estão mobilizados para garantir a aplicação nas datas previstas”, continua.

O Inep garante, no entanto, que o edital prevê a reaplicação das provas para os participantes que tenham algum problema logístico causado por desastres naturais.

“A reaplicação poderá ser solicitada pelos inscritos do estado do Paraná que eventualmente não puderem comparecer ao local designado ou que se sintam prejudicados, devido à situação das chuvas e inundações ocorridas na região”, diz o instituto, pontuando que, de 13 a 17 de novembro, na Página do Participante (enem.inep.gov.br/participante), haverá uma aba específica para essas solicitações. “Vale lembrar que a metodologia utilizada no exame permite a comparabilidade das provas e a igualdade de condições entre os participantes”.

O instituto finaliza a nota reafirmando o compromisso de empenhar todos os esforços para “garantir que a aplicação ocorra com lisura, isonomia, segurança e tranquilidade para todos”.

“O Instituto está em contato permanente com a Secretaria de Estado da Educação do Paraná para que eventuais ocorrências sejam informadas e as medidas necessárias adotadas para garantir que os direitos de todos os estudantes sejam assegurados”, finaliza.

ENTENDA

A Seed enviou um ofício ao MEC (Ministério da Educação) e ao Inep solicitando o adiamento das provas do Enem em 30 municípios paranaenses que estão em situação crítica devido às fortes chuvas que vêm atingido o estado.

“As atuais condições climáticas podem prejudicar, tanto o deslocamento dos alunos até os locais de prova, quanto a aplicação adequada dos exames. Além disso, o próprio estado emocional dos estudantes encontra-se afetado com a circunstância”, afirma o secretário de Educação, Roni Miranda.

Segundo um comunicado da Defesa Civil do Paraná, 149 municípios relataram incidentes relacionados às chuvas neste mês, resultando em mais de 20 mil residências danificadas e afetando diretamente 192 mil habitantes. Entre os municípios que declararam calamidade pública estão Clevelândia, General Carneiro, Mallet, Palmeira, Paulo Frontin, Pitanga, Porto Amazonas, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul, Rio Negro, Roncador, São João do Triunfo, São Mateus do Sul e União da Vitória.