Índios organizam prostestos em Sydney Líder canadense convoca aborígenes a protestarem nas Olimpíadas.
Sydney, 17 (AE/AP) - O chefe de uma das comunidades de índios canadenses, Charles Fox, convocou hoje todas as demais tribos do mundo a se manifestarem sobre os maus-tratos que seus antepassados sofreram diante dos homens brancos durante os Jogos Olímpicos de Sydney em setembro de 2000.
A convocação foi feita durante a visita de Fox à Universidade de Wollongong, em Sydney. Ele pediu o empenho dos aborígenes locais para protestarem contra as injustiças cometidas no passado e defendeu que todos os índios do mundo deveriam apoiar uma campanha de protestos durante as competições. "Ao contrário dos aborígenes australianos, nós índios canadenses, temos recebido desculpas oficiais do governo local pelo abuso e pela dizimação ocorrida no passado", disse.
Fox que é líder de um território indígena que cobre grande parte da Província de Ontario, e só acredita que essa manifestação possa dar certo se houver empenho máximo das tribos locais e do mundo inteiro.





