Índios invadem fazenda ao lado da reserva do Apucaraninha, em Tamarana
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 12 de setembro de 2017
Pedro Marfconi<br>Reportagem Local 

Cerca de 300 índios da Tribo Kaingang invadiram uma fazenda ao lado da reserva do Apucaraninha, em Tamarana (Região metropolitana de Londrina), no fim da manhã desta terça-feira (12). A tomada do espaço aconteceu de forma pacifica. Eles defendem que mais da metade da área, que tem aproximadamente 900 hectares, é deles e que o proprietário está no local de forma irregular.
O Grupo usa como defesa para a invasão um documento com data de 1955, em que o Estado repassou para tribo um campo de 6,3 mil hectares, que incluiria a fazenda em que estão. Segundo Lucilene de Lemo, porta-vozes dos índios, o ato é uma reintegração de posse e não de vandalismo.
"Queremos entrar em em um acordo legal. Nosso desejo é de sentar com a pessoa que se diz proprietária e descobrir quem foi o prejudicado na história. Nós ou ele", afirmou.
Leia mais na edição desta quarta-feira (13).


