Índios e policiais entram em confronto durante desocupação
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 23 de novembro de 2005
Evandro Fadel<br>Agência Estado 
Curitiba- A remoção de cerca de 50 índios que tinham invadido o Parque Nacional do Iguaçu, em São Miguel do Iguaçu, havia cerca de dois meses e meio, terminou em conflito. Três policiais foram feridos, um com uma flechada na nuca; outro com uma pedrada na cabeça e o terceiro com pauladas pelo corpo. Entre os índios, quatro receberam tiros com balas de borracha.
Os índios, da tribo avá-guarani, invadiram o parque em setembro levantando um acampamento entre as árvores. Eles queriam chamar a atenção para a situação da reserva Santa Rosa do Ocoí que é pequena. E pedem que uma nova área seja comprada pelo governo federal. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) recorreu à Justiça Federal, que deu ordem de reintegração de posse. Cerca de 150 pessoas entre policiais federais, policiais militares, policiais florestais e técnicos do Ibama, acompanharam a desocupação.
Ocupação Famílias supostamente ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) ocuparam anteontem à noite uma área de preservação ambiental na Serra da Esperança, na região de Guarapuava. De acordo com a Polícia Militar, aproximadamente 80 pessoas permaneciam no local no final da tarde de ontem.
A PM informou que a área pertence a uma igreja, cujo responsável foi instruído a entrar com pedido de reintegração de posse na Justiça. O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) informou que a área ocupada é uma região de extrema fragilidade ambiental, com solos não apropriados para agricultura. Segundo o IAP, o próprio Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) é contrário à utilização do local.(Com Fábio Galão)


