Índio é morto em conflito de terra com madeireiros
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 22 de maio de 2000
Agência Estado De Cuiabá 
O índio nambiquara Jorge Hahaintesu, 18 anos, foi morto a tiros e pelo menos outros 15 ficaram feridos durante conflito com madeireiros e grileiros ontem, em Comodoro, a 560 quilômetros de Cuiabá, norte do Mato Grosso. No confronto pela posse da terra, nenhum pistoleiro contratado pelos madeireiros ficou ferido. Ninguém foi preso.
Equipes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Polícia Federal de Mato Grosso e Rondônia foram para a região no início da noite para retirar os invasores da reserva indígena Vale do Guaporé, onde vivem 550 índios de cinco etnias. Policiais militares farão barreiras perto da reserva para evitar a retirada ilegal de madeira.
O administrador regional da Funai, Ariovaldo José dos Santos, pediu ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a suspensão de todas as autorizações para desmatamentos na região. Os índios são aliciados para vender a madeira e não recebem nenhum pagamento, disse Santos. O Ibama tem que fiscalizar para saber de onde sai a madeira.
Segundo ele, madeireiros e fazendeiros querem tomar posse da reserva dos índios, que tem 242 hectares. A área já foi cenário de vários confrontos entre índios e pistoleiros. Além dos madeireiros, as terras indígenas também são disputadas por garimpeiros.
Há três anos, na Operação Sararé, a PF retirou da região 10 mil garimpeiros que ocupavam a reserva Sararé dos índios nambiquara. Foi descoberto que nas terras dos índios existia uma cidade com motel, farmácia, bares e restaurantes.
Cirurgia O fotógrafo Alex Silveira, do jornal Agora São Paulo, foi operado ontem pela manhã no Hospital das Clínicas e, segundo boletim médico, passa bem. Ele foi atingido por uma bala de borracha disparada pela Tropa de Choque da Polícia Militar, na última quinta-feira (18), em manifestação de servidores em greve na Avenida Paulista, e teve descolamento de retina no olho esquerdo.
O boletim médico divulgado pela Assessoria de Imprensa do Instituto Central do HC informa que a cirurgia ocorreu normalmente e não foi identificada perfuração ocular.


