Nova York, 11 (AE-DOW JONES) - O Índice Dow Jones subiu ligeiramente nesta terça-feira (11), fechando em alta de 18,9 pontos, ou 0,17%, depois de apurar valorização expressiva no começo da tarde, de 94 pontos.
O principal indicador da Bolsa de Nova York perdeu força depois do anúncio do resultado de um leilão de títulos de cinco anos do Tesouro norte-americano, que foram vendidos por 5,367%, a maior alta em 11 meses. Isso provocou a elevação dos juros dos T-Bonds, os papéis de 30 anos, que subiram de 5,79% para 5,83%.
Juros altos prejudicam o investimento em ações, uma vez que a renda fixa fica mais atraente e os lucros das empresas tendem a ser afetados, porque o custo de financiamento aumenta. O temor do mercado é que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) eleve os juros básicos no dia 18, para prevenir eventuais pressões inflacionárias.
As ações do gigante do varejo Wal-Mart subiram 4,56%, bancando parte da leve alta do Dow Jones, que fechou a 11.026,15 pontos. A empresa anunciou hoje os resultados do primeiro trimestre, que ficaram acima do que esperavam os analistas.
Se a alta das blue-chips foi prejudicada pelo resultado do leilão de títulos do Tesouro, o mesmo não ocorreu com os papéis das empresas de tecnologia. O Nasdaq, que concentra as ações do setor, subiu 1,59%.
As ações da America Online (AOL), o maior provedor de Internet do mundo, tiveram alta de 8,71%. A empresa informou que está fazendo parcerias para desenvolver serviços de televisão na rede
o que estimulou os investidores a apostar nos papéis da companhia.
As principais bolsas européias fecharam em alta, beneficiadas pela abertura em alta do Dow Jones. O mercado acionário de Londres subiu 0,46%, depois de duas quedas consecutivas. As Bolsas de Paris e Frankfurt tiveram alta de 0,07% e 0,83%, num dia em que os investidores locais se mostraram preocupados com a tendência dos juros norte-americanos.
A Bolsa de Valores de Tóquio caiu 1,38%. A expectativa de que o governo adote novas medidas para estimular a economia arrefeceu hoje, pois o ministro das Finanças japonês, Kiichi Miyazawa, afirmou que não cogita elaborar um orçamento suplementar neste momento. Os investidores também aproveitaram para realizar lucros.
Movimento semelhante ocorreu na Bolsa de Hong Kong, que recuou 2,20%. O principal motivo para a realização de lucros nesse mercado foi a deterioração nas relações entre Estados Unidos e China, por conta do bombardeio acidental, pelas forças da Otan, da embaixada chinesa em Belgrado, na semana passada.
A Bolsa de Buenos Aires fechou em queda de 3,19%, dando prosseguimento ao movimento de realização de lucros iniciado na segunda-feira. Vendas para embolsar os ganhos recentes também derrubaram os preços das ações no mercado acionário da Cidade do México, que caiu 1,63%.

mockup