Índice de preços no varejo de SP fechou dezembro com alta de 2 15%
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 05 de janeiro de 2000
Por Denise Carvalho
São Paulo, 05 (AE) - O comércio varejista da região metropolitana de São Paulo fechou o último mês de 99 com alta de 2,15% ante novembro. A variação positiva foi puxada principalmente pelos aumentos de preços dos bens não duráveis (3 90%) e semiduráveis (2,39%). O setor de material de construção seguiu com a terceira maior alta, de 1,05%, enquanto os preços do comércio automotivo e o setor de duráveis ficaram praticamente estáveis, com aumentos de 0,30% e 0,10%, respectivamente.
Apesar da taxa quadrissemanal elevada, a análise do Índice de Preços no Varejo (IPV), pesquisa feita pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (FCESP), aponta para sinais de pressões menores sobre os preços. Segundo os economistas da FCESP, a queima de estoques que acontecem após o Natal está baixando os preços de semiduráveis. Embora o índice quadrissemanal deste setor ainda permaneça relativamente alto, em 2,39%, a variação semanal de preços foi negativa, de 1,47%, em razão da queda dos itens vestuário (-1,46%), tecidos (-1,02%) e calçados (-2,07%).
Já o setor automotivo, por outro lado, está com todos os índices positivos esta semana. A variação quadrissemanal ficou em 0,30%, enquanto o índice ponta-a-ponta (variação dos preços da quarta semana de dezembro ante a quarta semana do mês anterior) está um pouco mais elevado, em 2,41%. Segundo a pesquisa da FCESP, divulgada em parceria com a AGÊNCIA ESTADO, o setor está tentando subir o preço dos veículos novos desde que caiu o acordo de redução de impostos entre governo estadual, União, sindicatos e montadoras.
Os setores de alimentação, eletrodomésticos e material de construção ficaram positivos esta semana, mas material de construção continua apresentando índices negativos quadrissemanais, mostrando queda no movimento de alta. As vendas de eletrodomésticos também não devem se sustentar após o Natal, estimulando, assim, redução dos preços do varejo de São Paulo.
