Curitiba - O novo comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Juceli Simiano Junior, afirmou ontem, ao assumir o cargo, em Curitiba, que a independência da corporação em relação à Polícia Militar (PM) é um "processo natural". Simiano substituiu o também coronel Luiz Henrique Pombo do Nascimento, que deixou a função justamente após solicitar, na Assembleia Legislativa, um projeto de emenda constitucional em favor da desvinculação.
"É uma tendência a nível nacional. Grande parte dos Corpos de Bombeiros do País já passou por esse processo. No Paraná, nós temos a convicção de que isso vai acontecer. Mas no presente momento, o que a gente procura é o fortalecimento da nossa instituição, para que quando tivermos a oportunidade de conseguir a nossa autonomia tenhamos uma instituição forte."
Uma possível mudança faria com que os bombeiros se submetessem diretamente à Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) e não mais à PM, como ocorre hoje. A proposta foi defendida pelo deputado estadual Edson Pracyk (PRB), que destacou que apenas Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Bahia ainda possuem esta vinculação. Conforme o parlamentar, não há sentido nas corporações permaneceram ligadas, já que prestam trabalhos distintos.
De acordo com o novo comandante, porém, a saída de Pombo em nada tem a ver com a defesa do projeto. Segundo ele, a troca aconteceu devido a uma determinação legal, que estabelece que todos os oficiais com tempo de aposentadoria usufruam das licenças especiais a que têm direito antes de solicitar a reserva.

mockup