Arquivo FolhaApoio tecnológicoSegundo Jungmann, sem a ajuda dos satélites o recadastramento, que será feito em cinco anos, levaria 40 anos para ser realizado. Em um ano, o Incra deverá ter vistoriado 9.100 imóveis localizados nas áreas de maior tensão fundiária do País, como o sudeste do Pará, onde ocorreu em 96 a chacina de 19 sem-terra em Eldorado de CarajásO Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) vai utilizar imagens de satélites para recadastrar em cinco anos cerca de 90 mil hectares de imóveis classificados como latifúndios.
O objetivo é indicar as áreas improdutivas desapropriáveis para a reforma agrária. O Incra dará prioridade aos imóveis com áreas superiores a dez mil hectares para melhorar também a cobrança do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR).
O ministro Raul Jungmann (Política Fundiária) anunciou ontem o início do recadastramento e aconselhou aos sem-terra que evitem invadir fazendas para não serem vítimas das polícias e dos jagunços dos fazendeiros.
‘‘É dever do Estado assegurar a terra para quem queira nela trabalhar’’, disse Jungmann.
O recadastramento será realizado com a ajuda de imagens dos satélites Nevstar/GPS e Landstar 5, que permitirão identificar a localização exata dos imóveis e avaliar o uso da terra. Sem isso, o recadastramento levaria 40 anos.
Em um ano, o recadastramento prevê vistoriar 9.100 imóveis localizados nas áreas de maior tensão fundiária do País, como o sudeste do Pará, onde ocorreu em 96 a chacina de 19 sem-terra em Eldorado de Carajás.
Jungmann instalou escritório do Incra em Goiás, a 150 quilômetros de Goiânia, responsável pelo recadastramento, para homenagear o bispo d. Tomás Balduíno, futuro presidente da Comissão Pastoral da Terra (CPT), entidade ligada à Igreja Católica.
‘‘Jungmann está no caminho certo’’, disse o bispo.
Nota distribuída pelo MST durante a visita do ministro classificou como ‘‘perfumaria’’ a instalação do escritório do Incra.
‘‘Depois o mau cheiro volta, às vezes pior do que antes, como ocorreu no massacre de Eldorado de Carajás’’, afirma a nota.

mockup