Agência Estado
(Não é permitida a reprodução total ou parcial desta foto dentro ou fora do Brasil)
Alto riscoO fogo foi contido antes de ameaçar a Refinaria Duque de Caxias e bairros próximos, onde moram dez mil pessoas. Funcionários e bombeiros conseguiram isolar o fogo e resfriar dois tanques de gás de cem toneladas próximos às chamasQuatro funcionários da Petroflex ficaram feridos no incêndio que atingiu tanques e dutos de gás butadieno em sua fábrica de borracha sintética em Campos Elíseos, no município de Duque de Caxias (Baixada Fluminense), na noite de anteontem e na manhã de ontem.
O fogo foi contido antes de ameaçar a Refinaria Duque de Caxias (Reduc), a 500 metros, e bairros próximos, onde moram dez mil pessoas, mas ao meio-dia de ontem o trabalho de rescaldo continuava, pois ainda havia pequenos focos de chamas. O gás butadieno é matéria-prima para a produção de borracha. Funcionários e bombeiros conseguiram, à meia-noite de anteontem, isolar o fogo e resfriar dois tanques de gás de cem toneladas próximos às chamas, segundo o coordenador da Defesa Civil de Duque de Caxias, Enio Clapp. Com isso, a área potencialmente atingida ficou restrita a 400 metros.
Se essa operação tivesse falhado, os dois cilindros poderiam ter explodido, e o fogo poderia ter chegado perto demais de três depósitos metálicos, em forma de esfera, cada um de 300 toneladas. Isso teria aumentado para dois quilômetros a área de risco, o que obrigaria as autoridades a evacuar a região. O fogo destruiu um tanque de 50 toneladas, além de dutos e válvulas.
Outros dois tanques, cada um com capacidade para cem toneladas, foram atingidos. Isolados pelos bombeiros, outros dois depósitos (os cilindros que foram resfriados) escaparam às chamas.
A Petroflex informou que Jorge Luiz Ribeiro da Silva, José Ricardo Lira Domingos, Vanderley Gonzaga de Oliveira e José Eduardo Lopes da Silva sofreram queimaduras leves, provocadas por radiação (calor, não fogo direto). Foram medicados e liberados. No momento da explosão, havia 53 pessoas no local.
O diretor-superintendente da empresa, Isaac Plachta, disse que não era possível ontem determinar a causa do incêndio, desencadeado por uma explosão no tanque de 50 toneladas às 20h26 de anteontem, seguida de novo estrondo. A produção de borracha ficará parada por uma semana.

mockup