São Paulo - O incêndio no Parque Estadual Juquery, em Franco da Rocha, na região metropolitana de São Paulo, foi controlado por volta das 5h da manhã desta segunda-feira (23). De acordo com o major Marcos Palumbo, do Corpo de Bombeiros, permaneceram no local 70 brigadistas e dois helicópteros da polícia militar, que atuam em um foco no mirante do parque.

Mais de 240 pessoas foram mobilizadas para atuar no combate do fogo, com o apoio de viaturas terrestres, helicópteros e aviões
Mais de 240 pessoas foram mobilizadas para atuar no combate do fogo, com o apoio de viaturas terrestres, helicópteros e aviões | Foto: Prefeitura de Franco da Rocha/Fotos Públicas

As chamas que começaram na manhã deste domingo (22) já devastaram cerca de 60% da área do parque. Segundo a Prefeitura de Franco da Rocha, relatos apontam que o incêndio foi causado por um balão.

Segundo o governo de São Paulo, mais de 240 pessoas foram mobilizadas para atuar no combate do fogo, com o apoio de viaturas terrestres, helicópteros e aviões.

Localizado nos municípios de Caieiras e Franco da Rocha, o Parque Estadual do Juquery tem uma área de quase 2.000 hectares e preserva o último fragmento de cerrado da região metropolitana de São Paulo.

Durante o domingo, nas redes sociais, paulistanos reclamaram da fuligem em casa em locais como Santa Cecília, Tucuruvi, Ipiranga e Bom Retiro, além da mudança de coloração no céu. Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, o problema foi causado pelo incêndio.

No sábado (21), a capital também registrou um incêndio de grandes proporções, na região do Parque Estadual Jaraguá, próximo à área de reserva indígena. O fogo começou durante a manhã, chegou a ser controlado, mas novos focos foram registrados à noite, diz o governo paulista.