Incêndio destrói prédio no centro de São Paulo
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 01 de abril de 1997
Agência Estado 
SÃO PAULO - Um incêndio destruiu três andares do prédio comercial de número 1.018 na Rua 25 de Março, Centro de São Paulo, na manhã de ontem. Quatro funcionários que tinham acabado de abrir a loja tentaram controlar o fogo, mas foram obrigados a se refugiar no terraço do prédio, de onde foram resgatados pelo helicóptero Águia 1, da Polícia Militar.
As causas do incêndio ainda não são conhecidas pelo Corpo de Bombeiros. O prédio, porém, estava em situação irregular, segundo o Departamento de Controle do Uso de Imóveis (Contru), e não tinha alvará de funcionamento. Segundo o proprietário da loja Tecidos Cássia Nahas, Márcio Maurício Nahas, a edificação é antiga e há um processo, datado de agosto, em análise pelo Contru para regularizá-la.
Em 1987, uma vistoria solicitada pelos próprios donos do imóvel ao Corpo de Bombeiros considerou o local sem condições adequadas de segurança. Desde então, não houve outras vistorias. De acordo com o major dos bombeiros Othon Fernandes, o prédio possui equipamentos básicos para combate de incêndio, porém insuficientes para o tipo de material que armazena, basicamente tecidos.
Em uma loja como essa é preciso ter equipamentos mais sofisticados, explicou Fernandes. O material funciona como um combustível e é difícil de combater o fogo nessas condições. Em uma primeira análise do local, os bombeiros verificaram que as escadas não tinham controle eficiente no caso de um incêndio.
Os bombeiros enfrentaram problemas para controlar o fogo, iniciado por volta das 7h45. Em um primeiro momento, os hidrantes da região funcionaram precariamente. Houve falta de água nos primeiros cinco ou dez minutos, afirmou Fernandes.


