Incêndio ainda atinge 4 áreas
Agência Estado
Quatro grandes áreas que ainda registravam focos de incêndio na tarde de ontem preocupavam as autoridades paranaenses. Segundo relatório da Defesa Civil, o fogo no Parque Nacional de Ilha Grande, um dos que mais atenção exigiram na semana passada, foi totalmente controlado. O relatório aponta que 90% da Ilha Grande, a maior do arquipélago, com 78 mil hectares, foi consumido pelo incêndio.
No sábado, havia sete áreas em chamas, mas na manhã de ontem já tinham sido controlados os incêndios em Inácio Martins, Pinhão e Balsa Nova, todos no sul do Estado. Uma das situações preocupantes era a da Fazenda Araupel, em Rio Bonito do Iguaçu, no sudoeste, em razão da área de 2,5 mil hectares que já tinham sido destruídos. Próximo dali, fica a reserva indígena de Mangueirinha, que também já tinha 1,5 mil hectares tomados pelo fogo. O prefeito Elídio Moraes decretou estado de emergência, em razão do incêndio.
Em Diamante do Oeste, no oeste, o fogo tinha consumido até o início da tarde de ontem cerca de 300 hectares de mata. Em Ramilândia, dos 45 hectares que tinham sido queimados até sábado subiu para aproximadamente 200 hectares ontem. A Defesa Civil estava utilizando quatro helicópteros. A governadora em exercício do Paraná, Emília Belinati (PTB) visitará hoje o posto avançado da Defesa Civil, montado em Salto Santiago, e fará um sobrevôo de helicóptero sobre a área indígena de Mangueirinha.
Num trabalho conjunto entre a Polícia Federal, Polícia Florestal, Polícia Rodoviária e Ibama foram detidos sexta-feira à noite seis caçadores que agiam na região da Ilha Grande, aproveitando-se da fragilidade dos animais, acuados pelo fogo. Eles foram liberados ontem após pagar fiança, mas responderão a inquérito por crime ambiental.
Queimadas Apesar da proibição da realização de novas queimadas em todo o País nos próximos 60 dias, o governo entrará em estado de alerta a partir de terça-feira para se precaver contra a possibilidade de um avanço substancial de focos de incêndio. Isto porque, tradicionalmente, a maior parte dos agricultores da Amazônia realiza as últimas queimadas para preparar a terra para o plantio no dia 7 de setembro.
O ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, baixou na sexta-feira uma resolução normativa proibindo a realização de novas queimadas. O ministro disse que é no Acre onde se acentuam os incêndios no dia 7 de setembro. Segundo informações do Programa de Prevenção e Controle de Incêndios do Ibama - Prevefogo - os incêndios em algumas regiões brasileiras, principalmente no centro-oeste, estavam sem controle. Por isso, técnicos do Ibama sugeriram a Sarney Filho que adotasse medida de proibição a novas queimadas.
Uma situação preocupante é a do Mato Grosso, especialmente nas localidades de Sinop e Alta Floresta. Atendendo a uma solicitação do governador Dante de Oliveira (PSDB), o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra pediu ajuda ao Distrito Federal para debelar o incêndio nessas localidades. A expectativa é a de que o incêndio seja debelado ainda hoje.





