Washington, 09 (AE-REUTERS) - Uma série de fotos feitas pelo telescópio Hubble ilustra a maneira como os sistemas planetários devem formar-se em torno de estrelas, disseram nesta terça-feira (09) cientistas do telescópio espacial.
Nuvens de gases e poeira estelar condensam-se gravitacionalmente formando nebulosas que devem evoluir para sistemas planetários.
As imagens foram obtidas junto a estrelas no interior da constelação de Touro, a 450 anos-luz da Terra. Um ano-luz equivale a 9,5 trilhões de quilômetros.
Essas imagens já eram conhecidas especialmente no comprimento de onda do infravermelho e rádio. As imagens do Hubble, no entanto, trazem detalhes como tamanho, forma espessura e orientação dos discos. Essas estruturas, em alguns casos, lembram o corpo de borboletas, com asas brilhantes.
Usando as imagens do Hubble e as simulações de computadores, os astrônomos podem estimar a quantidade de material necessário para a formação de um sistema planetário.
No sistema solar, a massa de todos os planetas representa apenas um milésimo da massa do Sol.

mockup