Washington, 08 (AE-ANSA) - O nascer do Sol do ano 2000 está sendo disputado por várias ilhas do Pacífico Sul. Os principais adversários são Fiji, Tonga, Kiribati e Pitt, da Nova Zelândia.
A primeira aurora do ano 2000 ocorrerá perto da geleira de Dibble, na Antártida, um local frio e solitário. Isso ocorrerá 14 horas antes de a grande festa de ano-novo começar na Times Square e 21 horas antes do amanhecer em Nova York.
Em Gisborne, localidade mais ocidental da Nova Zelândia, há uma outra reivindicação: primeira cidade a receber o próximo ano
ou seja, primeira área de terra habitada a enxergar o Sol. Há quem afirme que todos esses locais estão errados em relação a um elemento-chave. Eles baseiam-se em horários locais e não na hora de Greenwich, ou Tempo Universal. De acordo com essa medida, utilizada pelos astrônomos, o novo ano começará no dia 1º de janeiro quando for meia-noite no meridiano de Greenwich.

mockup