Na Arquidiocese de Londrina, as missas com a presença de fiéis retornam a partir deste fim de semana, com adaptações e restrições. A única paróquia que comunicou que não retomará as missas neste fim de semana é a Paróquia Jesus Cristo Libertador, do conjunto Maria Cecília (zona Norte). A informação é do padre Alexandre Alves Filho, coordenador da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Londrina. Segundo ele, das 83 paróquias distribuídas em 17 municípios, essa foi a única que comunicou que não retomaria as missas nesta semana. “Mas na semana que vem essa paróquia irá retomar as missas também”, destacou. Segundo ele, o motivo para a Paróquia Jesus Cristo Libertador não realizar as missas neste fim de semana é porque o pároco local possui fibromialgia pulmonar, o que o coloca no grupo de risco que está mais suscetível a ser contaminado pela Covid-19. “Como ele tem um risco a mais, ainda não conseguiu imaginar quais devem ser os cuidados para realizar as missas. Conversei com ele esta manhã (dia 6) e ele disse que não vai dar para estabelecer a tempo as regras de distanciamento e todo o protocolo para este fim de semana, mas declarou que já está elaborando isso para a próxima semana”, destacou.

Preparativos para receber os fiéis na Paróquia São José Operário, em Londrina
Preparativos para receber os fiéis na Paróquia São José Operário, em Londrina | Foto: Gustavo Carneiro

O coordenador ressaltou que nas demais paróquias o protocolo foi definido pelos padres na semana retrasada. “Eles se reuniram com os leigos e estabeleceram a quantidade de fiéis para cada igreja e estabeleceram como seria a logística da entrada e saída das pessoas. Como a realidade de cada paróquia é diferente da outra, cada pároco se organizou de acordo com o tamanho de sua igreja, pois as realidades são diversas”, destacou. Não haverá filas para comungar, por exemplo. Os ministros irão até os fiéis para oferecer a hóstia. Os padres ficarão sem máscaras na primeira parte da missa, que possui as primeiras e segundas leituras e o Evangelho, mas na segunda parte terão de usar as máscaras obrigatoriamente.

Ele ressaltou que crianças menores de 12 anos continuam proibidas de frequentar as missas e a recomendação é que as pessoas dos grupos de risco continuem assistindo as missas online. “Cada paróquia possui sua página no Facebook e as missas de cada uma delas têm sido transmitida online. Assim elas podem ver o padre da própria paróquia celebrando a missa”, destacou.

Segundo o coordenador, até agora houve apenas dois casos confirmados de Covid-19 entre os sacerdotes. Um deles foi o padre Pedro Ramos de Faria, 68, vigário da paróquia Santo Antônio, de Cambé (Região Metropolitana de Londrina), e outro foi o capelão da Santa Casa de Londrina, Padre Emerson José da Silva, cujo caso foi assintomático e que só soube que teve a doença quando afastaram e realizaram os testes em 95 funcionários da Santa Casa em maio deste ano.

De acordo com o Padre Alexandre, em todo o Paraná foram registrados 26 casos confirmados de Covid-19 entre os religiosos e nenhum óbito provocado pela doença. Do total de contaminados, 16 casos estão em Curitiba.

IGREJAS EVANGÉLICAS

As igrejas evangélicas ainda não realizaram um balanço sobre a contaminação de pastores neste período de pandemia em Londrina. Segundo o presidente do Conselho de Pastores de Londrina, Atílio Varotto Neto, ainda não foi feito esse levantamento.

Ele ressaltou que o protocolo nas igrejas evangélicas têm respeitado o decreto municipal. “Nem todas as igrejas fazem parte da cobertura do Conselho de Pastores. A gente deve ter em torno de 130 pastores que frequentam as reuniões e a última reunião foi recente, em julho, mas não abordamos esse assunto. Foi mais uma palestra motivacional”, destacou. “Ficamos parados quatro meses, com as igrejas paradas. Temos informações que os cultos estão sendo bem cuidados, há distanciamento entre as cadeiras, mas não temos outras informações, com as questões individuais dentro das igrejas”, destacou.

Ele ressaltou que cada igreja possui sua autonomia e o Conselho de Pastores não procurou cada uma delas para obter esses dados. “Temos orientado todos, porque é algo sério. Os cuidados são importantes e são preventivos. A gente pede que os pastores orientem os fiéis a lavar as mãos e a usar máscaras.”

Desde o dia 16 de julho, a prefeitura publicou um decreto municipal regulamentando o funcionamento de igrejas e templos em Londrina. Os cultos e missas podem acontecer desde que estejam limitados a 30% da ocupação do local e os fiéis devem manter um distanciamento de dois metros entre si. O uso de máscaras é obrigatório, bem como o fornecimento de álcool gel 70% nas entradas e saídas. As atividades só podem ser realizadas das 8h às 20h e para evitar aglomeração e para que seja feita a higienização, é preciso um intervalo de, pelo menos duas horas. A recomendação é que as crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas fiquem em casa e assistam as celebrações de forma on-line.