São Paulo, 29 (AE) - O IFC, braço financeiro do Banco Mundial (Bird), está emprestando US$ 20 milhões para que a fabricante de calçados Vulcabrás mude sua fábrica de São Paulo para o Ceará, "onde criará empregos e desenvolverá a economia em uma das áreas mais pobres do País", diz uma nota do órgão distribuida hoje à tarde.
Os US$ 20 milhões permitirão que a Vulcabrás crie condições para seus produtos competirem no mercado internacional na área de calçados esportivos, justifica o IFC. Com os recursos
a Vulcabrás "poderá criar condições de ter linhas de produção de baixo custo, aumetando a produtividade e ganhando em competitividade com os produtos internacionais".
Diz ainda a nota do IFC, que a Vulcabrás poderá alcançar uma produção de 7 milhões de pares de calçados esportivos de alta qualidade, além de calçados de couro para homens e sapatos especiais para trabalho, de vinil e borracha. "Seus sapatos esportivos, os tênis, serão fabricados sob licença da Reebok, Adidas, Puma e Keds."
"O novo projeto gerará 1.600 empregos no Ceará, ajudando a reduzir a pobreza no Nordeste", disse o diretor para a América Latina do IFC, Karl Voltaire. Ele considerou importantes os projetos de pequenas companhias no desenvolvimento econômico do Brasil.

mockup