A Secretaria Municipal de Saúde de Maringáestá monitorando possíveis efeito colaterais em uma idosa de 95 anos vacinada com diferentes tipos de imunizantes contra a Covid-19. Em nota, o município informou que a idosa não apresentou nenhum sintoma relacionado à vacinação. Mesmo assim, o município já acionou o Ministério da Saúde e aguarda orientações sobre se deve reaplicar a segunda dose, desta vez, com a vacina correspondente à primeira.

A mulher foi vacinada no dia 9 de fevereiro com o imunizante produzido pela farmacêutica AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford. No entanto, de acordo com a sua família, a segunda dose aplicada pela equipe do município na casa da idosa depois de um mês era a produzida pela chinesa Sinovac.

Imagem ilustrativa da imagem Idosa recebe tipos diferentes de imunizantes contra a Covid-19 em Maringá
| Foto: Gustavo Carneiro

Casos como este já haviam sido registrados no País. Em fevereiro, uma profissional de saúde de Natal (RN) acabou recebendo doses diferentes. Até o momento, pouco se sabe sobre a efetividade da imunização dos pacientes ou sobre o possível desenvolvimento de efeitos colaterais diante da intercambialidade de imunizantes.

O tema é alvo de um estudo que está em andamento pela própria Universidade de Oxford, que realiza testes em 820 voluntários com mais de 50 anos, para analisar a combinação das duas vacinas. Entretanto, os testes estão sendo realizados com os imunizantes produzidos pela Pfizer/BioNTech e pela AstraZeneca/Oxford.

A Prefeitura de Maringá também afirmou que "tomou medidas administrativas para verificar se foi apenas falha humana ou de processos", para "reorganizar o sistema Tecnologia da Informação" e evitar novas situações como esta.

Leia Mais: Maringá registra mais de 500 novos casos de Covid-19 em 24h