IC detecata falhas na segurança do Circo Vostok; pai do menino morto por leão entra na Justiça
PUBLICAÇÃO
domingo, 09 de abril de 2000
Por Angela Lacerda 
Recife, 10 (AE) - O perito do Instituto de Criminalística (IC) de Pernambuco, José Nemézio de Serra, afirmou hoje que a falta de segurança foi uma das causas da morte do menino José Miguel dos Santos Fonseca Júnior, 6 anos, atacado por um leão, ontem à noite, durante intervalo do espetáculo do Circo Vostok. Montado na área externa do Shopping Guararapes, no município metropolitano de Jaboatão dos Guararapes (PE), o circo recebia cerca de 3 mil pessoas quando ocorreu a tragédia. O pai da criança, o garçom desempregado José Miguel ingressou hoje na Justiça com uma ação de indenização por perdas e danos.
O laudo oficial do IC deve ficar pronto em um mês. O perito, no entanto, apontou algumas falhas já detectadas nas investigações. Segundo citou, não havia cerca protegendo a jaula dos leões para evitar proximidade a proximidade das pessoas com os animais; a distância entre os varões da grade era grande demais, 10 centímetros, possibilitando que o leão a ultrapassasse com as patas; o material da grade não era suficientemente resistente, já que os varões foram envergados quando o animal puxou a criança para dentro da jaula. Além disso
salientou, as partes que compunham o túnel gradeado que ligava a jaula armada no picadeiro à jaula sobre rodas dos leões foram amarradas com cordas de forma precária. A prefeitura de Jaboatão dos Guararapes sustou hoje o alvará de instalação do circo por tempo indeterminado e o Shopping Guararapes, que alugou a área para o funcionamento do circo em seu pátio externo
cancelou o contrato de locação por dois meses no valor de R$ 16 mil. Já o escritório do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Pernambuco multou o circo em R$ 4 mil porque o Vostok não apresentou documentação do órgão licenciando os animais. Três ursos do circo poderão ser recolhidos e levados para Brasília, uma vez que o zoológico do Recife não tem alojamento para essa espécie de animal.
Justiça - O pai do menino, José Miguel dos Santos Fonseca, ingressou hoje na Justiça com ação de responsabilidade contra o Circo Vostok pela morte de seu filho. Ele também está processando o Shopping Guararapes como co-responsável e quer indenização moral e material. Transtornado, ele não se conforma com o ocorrido. Garçom desempregado, José Miguel vende capa e bateria de telefone celular para sobreviver. Segundo amigos e vizinhos, ele é um pai dedicado e sempre se encarregou da diversão dos filhos, levando-os a circos, cinemas e ao teatro.


