São Paulo, 26 (AE) - A Jupiter Communications, empresa de pesquisas e análises estratégicas sobre o comércio eletrônico
está fazendo sua entrada no mercado brasileiro este mês, em parceria com o Ibope. A expectativa, segundo o analista sênior da Jupiter para a América Latina, é que "o grande movimento na Internet será a transição dos negócios tradicionais, com uma pesada estrutura física, para os meios online."
Graves explica que, em valores relativos, o mercado brasileiro de Internet, quando comparado aos Estados Unidos ou Europa Ocidental, parece muito pequeno. E justamente por esse tamanho reduzido as expectativas são de que ele cresça bastante e rapidamente nos próximos cinco anos. Tanto que a previsão da Ibope Jupiter é de que os gastos de compras online, que ficaram em US$ 121 milhões no ano passado no País, cheguem a US$ 4,3 bilhões em 2005.
Enquanto isso, o número de compradores on-line deve passar dos 900 mil de 1999, para 10,8 milhões em cinco anos. Os usuários da Internet em geral somavam 5,8 milhões no ano passado e em 2005 devem estar em torno de 29,1 milhões.
Sem falar em valores que a própria Jupiter pretende investir no País, Graves diz que o trabalho no Brasil é quase de evangelização, de mostrar o que é comércio eletrônico e como ele pode ser aproveitado. "Nós indicamos como o mercado é; sabendo disso, nosso cliente tem condições de decidir o que e como fazer na rede", completa Graves.
"Nós temos relatórios, pesquisas executivas, de campo, aconselhamento ao cliente, eventos, fóruns, enfim, 31 modelos de serviços que geram material para as empresas decidirem onde e como investir", explica Fábia Georgetti Juliasz, diretora comercial da Ibope Jupiter.
Ela faz questão de diferenciar que o trabalho da empresa é de aconselhamento e não de consultoria. "Não entramos dentro das empresas, para estudar a realidade dela e como será a transição ou ingresso na rede mundial de computadores, mas mostramos para onde o mercado caminha, as experiências que detectamos, as tendências", diz Fábia.
Há oito meses preparando a entrada da Jupiter no Brasil, Fábia explica que o objetivo é aproveitar a estrutura do Ibope, com larga experiência em pesquisas de massa, e unir ao conhecimento da Jupiter, mais focado em entrevistas executivas, que apontam tendências. Mas além de produzir relatórios, atualizados periodicamente, também faz parte da estratégia organizar eventos, que abasteçam os clientes com novas informações, e oferecer atendimento personalizado, via e-mail ou telefone, com os analistas.
Fernando Telles, presidente do portal Zip.Net, conta que sua empresa sempre recorreu bastante ao material produzido pela Jupiter, mesmo antes de ela chegar ao País. "Nós recebemos relatórios quase todos os dias, podemos acionar analistas e não precisamos esperar relatórios semestrais, porque a velocidade da Internet não permite abrir mão da rapidez", explica Telles.