São Paulo, 14 (AE) - O Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec) promove na segunda-feira (19), às 8h30, o Seminário Um novo enfoque para o crescimento. Ao lado da abordagem macroeconômica tradicional dos economistas, a discussão pretende ser inovadora, ao incorporar aspectos microeconômicos. Assim, política urbana, qualidade de vida e criminalidade serão debatidos.
"No Brasil, todo mundo já sabe a solução para os problemas macroeconômicos; não é um grande mistério", disse o diretor-presidente do Ibmec, Cláudio Haddad, citando a inflação e o déficit público como temas recorrentes em debates, embora haja quase um consenso sobre como os enfrentar. "Ninguém ou pouca gente, no entanto, faz pesquisa, com um mínimo de seriedade, sobre a microeconomia que é mais importante para o País." Nas escolas dos Estados Unidos, 95% dos debates são centrados em aspectos microeconômicos, segundo Haddad. Ao trazer essa abordagem para o seminário, o Ibmec pretende iniciar um debate teórico que discuta em profundidade o conteúdo de uma série de questões. Um dos convidados internacionais é o professor Edward Glaeser, da Universidade de Harvard, um especialista em políticas econômicas para áreas urbanas.
Da Universidade de Chicago, vêm os professores José Alexandre Scheinkman e Steven Levitt. Entre os debatedores, estão o urbanista Jorge Wilheim, o economista Eduardo Gianetti da Fonseca e o vice-presidente da empresa de Consultoria Booz-Allen, Maurizio Mauro. O presidente do Banco Central (BC), Armínio Fraga Neto, fará a palestra de encerramento do debate às 13 horas. O Unibanco e a Booz-Allen patrocinam o seminário.
Este é o primeiro seminário promovido pelo Ibmec desde a mudança da administração da entidade, em março, quando Haddad e Paulo Guedes assumiram o controle da instituição de ensino. Em São Paulo, além do curso de pós-graduação, já existente, foi criada uma faculdade de graduação. No Rio, o Ibmec oferecia os dois cursos desde a antiga gestão.

mockup