Nova York, 12 (AE-AP) - A International Business Machines (IBM) , maior fabricante de computadores do mundo, firmou hoje (12) um contrato no valor de US$ 1 bilhão com a japonesa Nintendo Co. para fornecer semicondutores para uma nova geração de videogames. O projeto, que será desenvolvido com parceria com a japonesa Matsushita Electric Industrial Co., permitirá que o novo sistema forneça também alguns serviços típicos de computadores pessoais, como acesso à Internet, além de imagens e som de melhor qualidade.
Pelo acordo anunciado hoje pelo presidente da Nintendo, Hiroshi Yamauchi, a Matsushita, maior fornecedora de produtos eletrônicos de consumo, fornecerá os drives para os videodiscos, com tecnologia DVD, dessa nova geração de jogos que deverá chegar ao mercado no fim do ano 2000, em substituição ao sistema Nintendo 64. A IBM vai adaptar o processador de 400 megahertz usado nos consoles de seu computador modelo PowerPC especialmente para o console do novo sistema.
A IBM também poderá produzir semicondutores para outros jogos da Nintendo, no âmbito do acordo plurianual. A tecnologia usada pela empresa oferecerá maior capacidade de memória, o que deverá acelerar a tarefa de processamento das informações.
O anúncio da aliança da Nintendo, criadora do personagem Mario, com a Matsushita, empresa presidida por Yoishi Morishita, e a IBM ocorreu dois meses depois que a Sony divulgou planos de parceria com a Toshiba para o desenvolvimento da nova família do PlayStation.