Curitiba, 10 (AE) - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) embargou ontem (09) à noite, em Paranaguá (PR), uma carga de quase 4 mil toneladas de acrilato de butila, produto químico usado na fabricação de tintas, altamente inflamável e prejudicial à saúde. Parte do produto estava estocada e o restante era descarregado de um navio para os tanques da Catallini Terminais Marítimos, que não tem licença para operar com essa substância.
A Polícia Federal instaurou inquérito para apurar as responsabilidades criminais da Catallini e dos envolvidos na importação. Segundo o responsável pelo Ibama em Paranaguá, Lício Domit, alguns moradores do Rocio, bairro próximo à empresa, apresentaram laudo médico atestando intoxicação causada pelo produto.
Há cerca de 15 dias o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) havia recebido denúncias de vazamento, o que foi admitido pelos gerentes da Catallini. A empresa foi autuada e comprometeu-se a não operar mais com a substância. Ontem o órgão ambiental recebeu denúncias de que um navio estaria descarregando 1,4 mil toneladas do acrilato nos tanques da Catallini.
Os gerentes da empresa informaram que havia mais produto estocado. De acordo com Domit, a empresa foi autuada com base na lei de crimes ambientais que proíbe produção, importação, exportação, transporte ou armazenagem de substâncias tóxicas perigosas ou nocivas à saúde e meioambiente sem licença especial. O produto apreendido está avaliado em cerca de R$ 4 milhões.

mockup