Hotéis investem em filão inexplorado
Hotéis investem em filão inexplorado
Objetivo é aumentar a ocupação dos estabelecimentos com novos mercados turísticos
Valmir Denardin
Enviado a Iquique, Chile
Ney de SouzaClara Costa: Ampliar o leque de clientes A abertura do mercado turístico para o Pacífico está estimulando o setor hoteleiro de Foz do Iguaçu a investir na captação de clientes fora do Brasil. O objetivo principal é aumentar a ocupação dos estabelecimentos da cidade que, segundo dados do sindicato da categoria, fecharam o ano passado com uma taxa média de ocupação de 50% dos leitos.
No final de maio, representantes de três hotéis de Foz acompanharam uma comitiva de empresários e autoridades que viajou a Iquique, no norte do Chile, para manter contatos e fechar negócios com agências de viagens locais.
O Torrance Hotel, um quatro estrelas localizado próximo à Avenida das Cataratas, iniciou há seis meses um programa de vendas na América do Sul. Desde então, a gerente de vendas Clara Maria Costa já visitou eventos da área e operadoras de turismo de Mendoza (Argentina), Santiago, La Serena e Iquique (Chile).
Ney de SouzaCarlos da Silva: Hóspedes do Chile, Bolívia, Peru e VenezuelaNova rotaNossa intenção é ampliar o leque de clientes, hoje ainda restrito a brasileiros e argentinos, afirma Clara. O Chile nos interessa bastante porque é um país onde a população tem bom poder aquisitivo.
Outro estabelecimento de Foz do Iguaçu interessado no dinheiro dos chilenos é o Iguassu Golf Club & Resort. A gerente de vendas da empresa - um misto de clube de golfe e hotel cinco estrelas -, Myriam Scappini Chus, visitou Iquique com o objetivo de atrair os apreciadores do esporte a Foz do Iguaçu.
Percebi que aqui há praticantes de golfe e temos um mercado aqui. Existe até um campo de areia, anima-se Myriam, referindo-se a um local público, instalado em uma das praias de Iquique. Emergente centro comercial, de importação e exportação, a cidade chilena abriga prósperos empresários, alvos preferidos do empreendimento de Foz.
Inaugurado em maio do ano passado, o Iguassu possui um dos melhores campos de golfe da América do Sul e tem um professor para ensinar os hóspedes a praticar o esporte. Esta é a primeira vez que o hotel faz divulgação no Exterior, mas não será a última. A gerente de vendas deve iniciar um programa de visitas a outros países do Cone Sul.
Para o hoteleiro Carlos Antônio da Silva, sócio do hotel Rafain Centro (quatro estrelas), a viagem a Iquique foi uma oportunidade de ampliar o fluxo de turistas estrangeiros para o estabelecimento. Atualmente, 30% dos hóspedes são de outros países, principalmente da Argentina.
Agora queremos trazer mais visitantes de outros países da América do Sul, principalmente do Chile, da Bolívia, do Peru e da Venezuela, afirma. Fundado há 18 anos, o Rafain Centro tem dois funcionários contratados exclusivamente para participar de eventos turísticos no Brasil e no exterior com a missão de levar mais hóspedes ao hotel.





