O Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) iniciou recentemente o atendimento em reumatologia pediátrica no ambulatório de especialidades. O serviço é o primeiro e único da cidade e atende crianças e adolescentes (zero a 18 anos) encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde de Maringá e toda região. O atendimento é feito todas as terças-feiras no período da tarde. É possível receber até oito pacientes por dia.

.
. | Foto: UEM

São acompanhadas doenças raras como artrite juvenil, lupus, vasculites, dermatomiosite, febre reumática, púrpura, doença de Kawasaki, entre outras. Além disso, também são investigado quadros de dor em membros das crianças, popularmente chamado de "dor de crescimento", para descobrir se é somente algo benigno ou se há alguma doença provocando os sintomas. Pacientes com quadro de febre recorrente que não se sabe a causa também são atendidos.

“Antes as crianças necessitavam ir até Curitiba para consultar-se com um reumatopediatra, ou se consultarem com reumatologistas de adultos aqui na região. Agora poderemos oferecer esse atendimento da especialidade, com qualidade e através do SUS. Além disso, contamos com um centro de infusões para pacientes que necessitem de medicamentos endovenosos” explica Mateus Sabaini Venazzi, reumatologista pediátrico responsável pelo atendimento.

Além dele, a equipe conta com médicos residentes de reumatologia, clínica médica e pediatria.

A reumatologia pediátrica se dedica ao diagnóstico e tratamento de um amplo conjunto de doenças crônicas e inflamatórias que ocorrem em crianças e adolescentes. Cuida principalmente de doenças que, em algum momento da sua evolução, passam a afetar o sistema locomotor, que envolve esqueleto, articulações, músculos, tendões, ligamentos, bursas, entre outros.

Leia também:

Hospital Municipal de Maringá adota prontuário afetivo

Criança também tem reumatismo

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1