Hospital Municipal de Guarulhos fecha para reformas; é a 2ª vez em três meses
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 03 de janeiro de 2000
Por Cristina Charão, especial para a AE
São Paulo, 03 (AE) - O Hospital Municipal e Maternidade de Guarulhos, na Grande São Paulo, único a atender casos de ginecologia, obstetrícia e pediatria e a oferecer atendimento neonatal pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município, fechou hoje para reformas na fiação elétrica, instalações hidráulicas e áreas de fluxo. Os casos de internação estão sendo transferidos para o Hospital Menino Jesus, de quem a Secretaria Municipal de Saúde "comprou" 15 leitos para atendimentos obstétricos e cinco para pediatria.
Esse é o segundo fechamento da antiga Santa Casa do município em três meses. Em outubro, a instituição foi fechada para reparos na rede elétrica, ação contestada por entidades médicas. As crianças que precisarem de atendimento em UTI neonatal terão de ser levadas para São Paulo. Pacientes ambulatoriais e de emergência devem procurar os postos do Pronto Atendimento, um serviço municipal. A secretária de Saúde de Guarulhos, Sylvia Maria Moreira, disse ser impossível manter qualquer área da Santa Casa funcionando durante as reformas.
O diretor-técnico do Hospital Menino Jesus, João Osório Cardoso, informou que a unidade receberá da prefeitura o equivalente à tabela do SUS pelos serviços prestados. A reportagem procurou hoje a direção do Sindicato dos Médicos de São Paulo para avaliar o caso, mas até o começo da noite não obteve resposta.