Entre as comemorações para cada paciente que recebia alta e as ligações para familiares de pessoas internadas avisando sobre alterações no quadro de saúde - tanto boas quanto ruins -, a equipe da Casa de Saúde Dr. João Lima, de Cornélio Procópio (Norte Pioneiro), colocou em palavras os sentimentos, desejos, medos e aflições vividos durante a pandemia.

A renda da venda do livro será utilizada para ampliar e melhorar os serviços de reabilitação pós-pandemia
A renda da venda do livro será utilizada para ampliar e melhorar os serviços de reabilitação pós-pandemia | Foto: Letícia Coelho Lima/Divulgação

Intitulado “O heroísmo por trás das luvas, máscaras e aventais: a história da Covid-19 no Norte Pioneiro paranaense”, o livro traz diversos relatos dos momentos mais angustiantes da crise sanitária. O lançamento do livro é nesta sexta-feira (2), às 20h, no anfiteatro do campus de Cornélio Procópio da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).

Segundo os organizadores, a renda será utilizada para ampliar e melhorar os serviços de reabilitação pós-pandemia, que envolvem sequelas respiratórias, neurológicas, cardiovasculares e mentais.

LEIA TAMBÉM:

+ Número de divórcios cai 10% em 2022 após alta na pandemia

Com relatos de 19 profissionais da saúde e de familiares de pacientes internados no hospital, o livro foi organizado pelo geriatra e diretor clínico João Batista Lima Filho, o psicólogo Arthur Crepaldi Vigatto e o geriatra André Coelho Lima.

Quando a pandemia chegou, o hospital foi acionado pela Secretaria Estadual de Saúde para ser a unidade de referência do SUS no Norte Pioneiro. No total, a instituição atendeu 1.238 pacientes de 47 municípios paranaenses.

Para Arthur Crepaldi Vigatto, por ser um hospital especializado em geriatria, já contava com uma equipe multidisciplinar que tornou o tratamento mais humanizado. “Na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) voltada para pacientes com a Covid-19, além das medicações e das intubações, a gente contava com psicólogos e terapeutas para oferecer um cuidado global com os pacientes e com as famílias”, explicou.

Segundo ele, durante esses atendimentos, a equipe teve a ideia de colocar no papel relatos sobre como estava sendo lidar com a pandemia, já que era algo novo para todo mundo. “Então acabou surgindo um interesse por parte das pessoas de registrar tudo aquilo que a gente estava vivendo.”

O psicólogo explicou que o livro é uma soma de relatos de pessoas que estavam de alguma forma envolvidas com a pandemia, tanto de profissionais da saúde quanto de familiares. “É quase como um diário daquilo que a gente estava vivendo. Não é algo que a gente apresenta referências científicas, o que a gente queria era apenas que as pessoas escrevessem com as próprias palavras o que o coração mandasse”, disse.

O livro traz relatos sobre a preparação do hospital para receber pacientes com a doença, mortes, a gratidão de realizar videochamadas e a sensação de receber um familiar em casa após a alta ou a notícia do falecimento.

“A gente organizou os relatos de forma coerente ao que foi vivido. É um conteúdo emocional e autêntico, não é um livro que traz referências científicas, mas traz uma verdade dos autores”, explicou.

João Batista Lima Filho conta que um dos relatos é da esposa do ex-prefeito de Nova América da Colina, Alexandre Basso. Segundo o geriatra, Tania Basso fez um relato desde a suspeita de que o marido tinha se contaminado com o vírus até o momento da internação, em que ele ficou 40 dias na UTI.

“Ela conta sobre o desfecho, o apoio familiar e o que sentia no momento, já que tudo foi escrito conforme acontecia, não é uma narrativa posterior”, contou. Alexandre Basso morreu no dia 7 de maio de 2021 por complicações deixadas pelo vírus.

Para João Batista Lima Filho, a história mais marcante aconteceu durante a crise de oxigênio, em janeiro de 2021, em que muitas pessoas morreram sufocadas. Segundo ele, apesar de o hospital ter uma quantidade boa de oxigênio, o número de pessoas que precisavam ser intubadas aumentou muito.

“Deu um desespero na gente [coordenação do hospital]. Então começamos a trabalhar para aumentar em quatro vezes a capacidade do nosso tanque de oxigênio. Era uma sexta-feira, 17h, e nós tínhamos que tentar alguma coisa porque, pelo número de pacientes graves e gravíssimos, o oxigênio não ia chegar até a segunda-feira”, relatou.

Citando “milagres e fatos que acontecem de forma inesperada”, ele conta que por meio de um mutirão de solidariedade em três dias o hospital conseguiu ampliar a capacidade do tanque de oxigênio. “A empresa que fez a concretagem do novo tanque não quis cobrar dizendo que aquilo era um serviço de gratidão ao que o hospital estava fazendo pela comunidade”, relembrou.

“É muito difícil pensar que tudo isso aconteceu, que a gente viveu, sofreu e venceu muita coisa. Depois dos capítulos escritos, ao organizar os relatos, era como se a gente tivesse vivendo um luto e revivendo tudo de forma muito intensa. Eu não sei se algum dia vou esquecer tudo isso”, finalizou Arthur Vigatto.

SERVIÇO

“O heroísmo por trás das luvas, máscaras e aventais: a história da Covid-19 no Norte Pioneiro paranaense”

Organização: João Batista Lima Filho, Arthur Crepaldi Vigatto e André Coelho Lima

Páginas: 110

Preço: R$ 30, na sede da Casa de Saúde Dr. João Lima, na Rua Nossa Senhora do Rocio, 144. O telefone é (43) 3524-1000.

Lançamento: Sexta-feira, 2 de junho, às 20 horas, no anfiteatro do campus de Cornélio Procópio da UTFPR