A partir da próxima segunda-feira (19), o Hospital Infantil Sagrada Família, de Londrina, suspenderá a realização das cirurgias pediátricas. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (14). O motivo alegado pela Iscal (Irmandade da Santa Casa de Londrina) são “questões particulares” do grupo de médicos da cirurgia pediátrica. Em nota, a diretoria do hospital afirma que tentou reverter a situação diretamente com o grupo de médicos, porém sem sucesso. “Ainda nessa semana haverá uma reunião com a Secretaria de Saúde de Londrina para tentar resolver a questão."

A partir da próxima segunda-feira (19) o Hospital Infantil Sagrada Família, de Londrina, suspenderá a realização das cirurgias pediátricas.
A partir da próxima segunda-feira (19) o Hospital Infantil Sagrada Família, de Londrina, suspenderá a realização das cirurgias pediátricas. | Foto: Gustavo Carneiro- 15-11-2019

A assessoria da Iscal reforçou que a cirurgia pediátrica é uma especialidade cirúrgica e não engloba, por exemplo, a cirurgia ortopédica pediátrica, nem a cirurgia cardíaca pediátrica, nem a neurocirurgia pediátrica. A especialidade da cirurgia pediátrica corresponde à cirurgia geral no adulto.

O Hospital Infantil Sagrada Família já vinha sofrendo problemas para preencher as escalas de plantão pediátrico para atendimento no pronto-socorro pelo mesmo motivo. O hospital recebe pacientes pelo SUS e também de convênios particulares. Com a suspensão há o risco de outros hospitais da cidade e da região ficarem sobrecarregados com o atendimento a esse público.

A reportagem procurou a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde para questionar sobre o assunto, mas não obteve resposta. Da mesma forma, a Sociedade Paranaense de Pediatria também foi procurada, mas ninguém pôde atender a reportagem.

LEVANTAMENTO

O levantamento realizado pela Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), denominado Demografia Médica no Brasil 2020, aponta a existência de 43.699 pediatras registrados no país - esta é a segunda especialidade médica mais popular no Brasil (10,1%) e fica atrás apenas da Clínica Médica (11,3%), que tem 48.997. Segundo o DM 2020, o Paraná tem 2.457 pediatras e está em quinto lugar em número de profissionais dessa especialidade entre os Estados da Federação. Fica atrás de São Paulo (12.727), Rio de Janeiro (5.077), Minas Gerais (4.813), Rio Grande do Sul (3.011).

Mas quando se fala em Cirurgia Pediátrica, das 55 especialidades médicas, ela representa apenas 0,3% dos profissionais especializados, o que a coloca na 45ª posição entre os médicos especializados. O país tem apenas 1.514 profissionais com essa capacitação.

Neste inquérito do estudo Demografia Médica do Brasil, dos 53.776 médicos residentes em formação em 2019, 23.134 deles (43%) cursaram programas em quatro especialidades: Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral (incluindo residentes do Programa de Pré-Requisito em Área Cirúrgica Básica) e Ginecologia e Obstetrícia. Clínica Médica lidera, com 8.233 residentes, seguido pela Pediatria com 5.156, e Ginecologia e Obstetrícia, com 4.09 residentes.

Ao analisar a distribuição de médicos cursando Residência Médica em 2019 (total e R1), há 216 residentes em Cirurgia Pediátrica considerando todos os anos de RM (0,4%) e 55 de R1 (primeiro ano), o que equivale a 0,3%.

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.