Imagem ilustrativa da imagem Hospital do Câncer restringe atendimento e suspende cirurgias
| Foto: Ricardo Chicarelli/Folha de Londrina/03-10-19

Após anunciar a suspensão das cirurgias eletivas e a restrição das visitas como medidas de combate à transmissão do novo coronavírus, a diretoria do Hospital do Câncer de Londrina concedeu uma entrevista coletiva e garantiu que o tratamento oncológico dos pacientes não será afetado. As novas normas estão em vigor desde segunda-feira (22) e foram tomadas após o hospital confirmar os primeiros casos positivos de coronavírus em funcionários, colaboradores e pacientes.

“Quanto menor o número de pacientes na instituição, melhor", avaliou o administrador geral da instituição, Edmilson Garcia. Mesmo assim, ainda de acordo com ele, a queda no número de pacientes não deverá ser expressiva. O Hospital do Câncer informou que todos os pacientes que tiveram procedimentos suspensos ou adiados serão avisados pela instituição e aqueles que não forem contactados deverão comparecer normalmente nos dias e horários agendados.

O HCL informou que, apesar de todas as regras mais rígidas adotadas desde março, como suspensão de visitas, de um total de 1.082 colaboradores, 31 testaram positivo para a Covid-19 e destes 21 permanecem afastados.

Desde o início da pandemia, 49 pacientes foram atendidos na unidade de internação exclusiva para Covid do hospital e três testaram positivamente para a doença na última semana. Dois pacientes foram transferidos para o hospital de referência, no caso o HU (Hospital Universitário), e o outro permanece internado no HCL.

Segundo o hospital ainda, 334 funcionários foram considerados casos suspeitos e afastados preventivamente e que os testes seguem sendo realizados sempre que houver um quadro suspeito. Diante deste quadro, a diretoria executiva e o conselho gestor do HCL tomaram algumas medidas de prevenção para evitar novas contaminações.

O referenciamento do pronto atendimento passa a ser feito pela Central Municipal de Regulação de Leitos para diminuir o fluxo na unidade, que é a principal porta de entrada de casos suspeitos. O HCL informa, no entanto, que atendimento aos pacientes oncológicos, vindos de forma independente, continuará a ser realizado normalmente. Haverá diminuição de atendimentos ambulatoriais (consultas, exames e serviços multiprofissionais).

As cirurgias eletivas e não oncológicas estão suspensas. Serão mantidas as cirurgias de urgência e emergência, pediátricas e cirurgias para acesso venoso. O HCL alega também que há uma dificuldade no reabastecimento de insumos, principalmente para procedimentos de sedação.

O HCL definiu ainda que os demais serviços na instituição continuarão sendo realizados com medidas de contenção e que áreas de isolamento foram providenciadas em todos os serviços (unidades de internação, quimioterapia, radioterapia, assistência social, farmácia ambulatorial, pronto atendimento e pediatria) para que pacientes com sintomas do novo coronavírus não tenham contato com os demais pacientes.