Imagem ilustrativa da imagem Hospital de Cascavel empresta aparelhos de zoológico para tratar pacientes com Covid-19

O Hospital de Retaguarda de Cascavel, na Região Oeste do Estado, emprestou equipamentos do zoológico municipal para auxiliarem no tratamento de pacientes com Covid-19. Oito bombas de infusão e um ventilador mecânico foram enviados à instituição de saúde, mas por enquanto, apenas as bombas de infusão estão em uso pelo hospital, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

O gerente do zoológico, o médico veterinário Rodrigo Meca Ribeiro, explicou que no formato os equipamentos podem ser um pouco diferentes daqueles destinados a pacientes humanos, mas o sistema de funcionamento é o mesmo. Ele ressaltou que os aparelhos são certificados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigiância Sanitária), estão limpos e esterilizados e uma parte dos materiais necessários para colocá-los em uso é descartável, sem qualquer risco a seres humanos.

O ventilador é mecânico, com quatro modos de controle de fração de oxigênio, e a especificação é para uso em indivíduos de até cem quilos. As bombas de infusão são utilizadas para auxiliar na ministração de medicamentos. “Desde o início da pandemia, avisamos a Secretaria Municipal de Saúde que os equipamentos poderiam ser utilizados em caso de necessidade. Faz pouco tempo que recebemos esses equipamentos. A gente investiu R$ 95 mil nesses aparelhos”, disse Ribeiro, destacando que o fato de o município ter solicitado o auxílio do zoológico é um indicativo à população de que a situação de saúde em Cascavel é grave e que há necessidade de conscientização.

A macrorregião oeste registrou, na última semana, um avanço de 17,7% no número de casos de Covid-19 na comparação com a semana anterior, segundo boletim divulgado neste domingo (28) pela Sesa (Secretaria Estadual de Saúde). A taxa de ocupação de leitos do SUS exclusivos para tratamento de pacientes com confirmação do contágio pelo novo coronavírus chegou a 98% nas UTIs adulto e 80% nos leitos clínicos ou enfermaria na macrorregião oeste. A 10ª Regional de Saúde, em Cascavel, contabiliza 36.168 casos da doença e 498 mortes desde o início da pandemia.

A Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel esclareceu, por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa da prefeitura, que não existem ventiladores de uso veterinário e reforçou que os aparelhos utilizados em clínicas veterinárias são homologados e reforçados pela Anvisa para seres humanos. Esses equipamentos, disse a secretaria, possuem limitação de peso, o que talvez não tenha a mesma eficiência dos aparelhos utilizados em unidades de terapia intensiva. "O que está em uso e foi emprestado do zoológico são as bombas de infusão desses equipamentos, que são compatíveis. Estamos muito próximos do limite, mas ainda há respiradores disponíveis", disse a nota.