Londrina - O secretário estadual de Saúde, Michele Caputo Neto, esteve em Londrina ontem para anunciar a entrega de equipamentos para os hospitais da Zona Norte e da Zona Sul. O investimento de R$ 1 milhão e 500 mil resultou na compra dos seguintes aparelhos: videolaparoscopia, raios-x portátil, transdutor de ecocardiograma, esteira ergométrica, instrumentais cirúrgicos, ar-condicionado, carrinhos de anestesia, fibrobroncoscópio, ultrassom 3D, foco cirúrgico de teto e um carro.
De acordo com o diretor do Hospital da Zona Sul, Weber de Arruda Leite, este investimento vai permitir que a fila de espera por cirurgias eletivas seja reduzida. O aparelho de videolaparoscopia do hospital está quebrado há mais de um ano. ''Com a chegada dos aparelhos de videolaparoscopia nós teremos a condição de realizar quatro cirurgias deste tipo todos os dias. A partir do mês que vem queremos fazer cirurgias também durante a noite.''
Caputo Neto anunciou a compra de um tomógrafo para equipar o Hospital da Zona Norte. ''Estamos aguardando a liberação de uma verba federal de R$ 2 milhões, que será usada na compra do aparelho e de outros equipamentos'', declarou.
Conforme Francisco Eugênio Alves de Souza, diretor do Hospital da Zona Norte, com a estruturação de serviços básicos a instituição ficou responsável por atender a parte ortopédica. ''Não dá para fazer este tipo de acompanhamento sem tomógrafo, atualmente os exames são terceirizados'', explicou.
Foram entregues ainda três salas de cirurgias ambulatoriais no Cispemar. Caputo Neto disse ainda que serão ativados os dez leitos de UTI que estão parados no Hospital Universitário. ''Está garantida a contratação de 70 profissionais para atuarem no HU, entre eles as equipes que precisamos para abrir as UTIs''. disse.
Caputo Neto ainda falou sobre contratação de profissionais. ''Vamos fazer um concurso, cerca de 200 virão trabalhar na 17 Regional de Saúde e nos dois hospitais.''

mockup